Laboratório de Iniciação Científica

para estudantes de Fisioterapia do UNIFESO

17/08/2012 - 10:04h

O curso tem como objetivo capacitar os alunos de Fisioterapia no desenvolvimento de habilidades técnico-científicas para a condução de estudos clínicos na área de saúde, bem como orientá-los na busca de material, na preparação de documentos específicos e manejo dos dados provenientes das atividades inerentes ao curso.

“Na clínica o aluno está voltado para a parte prática, mas há outro campo de atuação do profissional que é o de pesquisa. Oferecemos o curso para o estudante entender como a pesquisa deve ser feita, com a busca e referência bibliográfica, a metodologia mais adequada para o projeto e as análises estatísticas envolvidas no tipo de objeto de pesquisa, por exemplo”, explicou a professora Katia Soares da Poça, que coordena o curso junto à professora Karla Dames, ambas do curso de Fisioterapia. O cronograma proposto engloba busca bibliográfica das principais bases de dados, introdução à metodologia cientifica, oficina de redação científica, delineamento de estudos, orientação à prática investigativa, discussão de questões éticas e auxílio à análise de dados.

O estudante Jonathan Costa Gomes está desenvolvendo seu trabalho de conclusão de curso sobre pacientes com insuficiência cardíaca. Para aperfeiçoar a sua pesquisa, ele se inscreveu no curso. “Já fiz um curso com esta finalidade online, mas prefiro o presencial e quero aproveitar para ter esse contato com a professora e tirar as minhas dúvidas”, explicou. As atividades são gratuitas e acontecem nos dias 30 de agosto, 13 e 20 de setembro, 4 e 18 de outubro, e 1º e 22 de novembro, das 13h às 17h, em sala de aula e no laboratório de informática.

Fonte: Unifeso
Tags: