Lançamento do PIBID no UNIFESO

acontece no dia 24

11/09/2012 - 10:24h

Acontece no dia 24 de setembro, às 19h, o lançamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no Auditório Omar Magalhães, no Campus Sede. O Projeto Institucional e os Subprojetos dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) foram aprovados no edital 011/2012 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que prevê a concessão de bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciatura e para coordenadores e supervisores responsáveis institucionalmente pelo PIBID e demais despesas a ele vinculadas. O objetivo da seleção é fomentar a formação inicial de profissionais do magistério, seguindo as diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.

A professora Edneia Tayt-Sohn, assessora de Desenvolvimento de Projetos Institucionais, ressalta que esta é a primeira vez que o Projeto Institucional do UNIFESO foi inscrito para participar dessa iniciativa da CAPES/PIBID. “O nosso projeto institucional atende e aponta para os objetivos do PIBID, quais sejam os de promover o incentivo a iniciação à docência durante o curso de graduação – licenciaturas – voltado aos estudantes desses dois cursos. Além disto, ele busca a parceria de escolas da rede pública de ensino médio e fundamental, a partir da interação ensino e trabalho”, explicou a assessora.

Os Subprojetos

O Subprojeto 1, do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, tem como título “Projeto Transversal de Prática de Ciências e Educação Ambiental na Escola Municipal Beatriz Silva, Teresópolis, Região Serrana, Rio de Janeiro”. “Além de tratar de um tema relevante no atual momento, o projeto integra o Projeto Político Pedagógico do curso”, destacou a professora Edneia. O Subprojeto 2, da Pedagogia, intitulado “Formação docente: Um Olhar para o Cotidiano da Escola”, invoca a questão da formação docente voltada ao cotidiano da atuação nas escolas públicas. “A concepção que delineia as ações desse projeto evidencia a relação prática-teoria-prática, como eixo articulador na formação do pedagogo, sempre considerando as necessidades das escolas”, ressaltou a professora, informando que este será desenvolvido no Centro Interescolar de Agropecuária José Francisco Lippi, no Colégio Estadual Edmundo Bittencourt, na Escola Municipal Beatriz Silva e no Colégio Estadual Higino da Silveira.

Fonte: Unifeso
Tags: