Livro de professor do UNIFESO

é lançado nos EUA

02/04/2012 - 11:21h

Em fevereiro, foi publicada nos Estados Unidos (EUA) a obra “Dietary Guide to Excel Applications” (Guia da dieta para aplicações em Excel), de autoria do professor Flávio Morgado, do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). Ele encarou o desafio de escrever o livro voltado exclusivamente para o mercado norte-americano, usando como meta os cursos de saúde dos EUA que, segundo ele, “parecem ser carentes de livros que vinculem a ciência computacional com elementos da saúde, como os cálculos nutricionais e dietéticos”. A obra está disponível na Amazon – considerada a maior livraria virtual do mundo – em inglês e numa adaptação em português, nas versões Paperback e e-book. O guia tem como objetivo principal ensinar Excel para profissionais de saúde que desejam aprender conceitos de computação sem muita dificuldade. “A ideia é mostrar que há espaço para que este conteúdo permeie o currículo profissional de diversos cursos da área de saúde, pois até hoje isto ainda não foi tentado. Sou o primeiro a ousar fazê-lo”, destacou o autor. Além da formação em Engenharia de Alimentos, o professor é desenvolvedor de software. Com a obra, ele busca mostrar que qualquer um, mesmo sem qualquer conhecimento de Excel, pode empregar alguns conceitos básicos do desenvolvimento profissional de software, os fundamentos das planilhas eletrônicas e, ao juntá-los, pode ainda criar aplicações para serem vendidas como software de alta qualidade. Como professor do UNIFESO ele contou que percebeu em muitos estudantes o interesse em alcançar mais conhecimento na informática, no entanto sentiu severas restrições até para utilizar linguagens de programação tradicionais. Segundo o autor, outro conteúdo do livro essencial na área da saúde, o cálculo dietoterápico, também tem relação com a sua experiência no UNIFESO. “Basicamente, para se perder, manter ou ganhar peso com alimentação de qualidade é necessário se fazer o cruzamento de alguns cálculos distintos. A técnica apresentada no livro permite definir a meta energética, montar uma refeição ou um cardápio diário de refeições e verificar a qualidade do que se come. É muito interessante e prático. Espero que ajude muita gente a se manter em forma e ter uma vida mais saudável, sem culpas”, diz o professor. A publicação está disponível no site da Amazon (www.amazon.com).

Fonte: Unifeso
Tags: