Mário Queiroz fala sobre

envolvimento de Americana no cenário da moda.

16/11/2011 - 08:10h

O estilista Mário Queiroz esteve na abertura da SMU – Semana de Moda UNISAL, dia 7 de novembro, com a palestra “Criação e Moda Brasileira” e falou sobre a importância de Americana no cenário da moda, uma vez que grandes tecelagens estão localizadas na cidade e também falou do interesse em fazer parcerias e voltar mais vezes para ministrar cursos. Toda a arte de divulgação do evento foi criada pelo aluno Marcus Rotten e a organização ficou por conta dos alunos do 6º semestre de Moda através da disciplina de Produção de Eventos. A abertura oficial do evento contou com a participação do diretor de operações da unidade de Americana – Prof. Anderson Barbosa, da diretora do Departamento de Moda da Acia – Associação Comercial e Industrial de Americana – Iraildi Degasperi, do coordenador do curso de Moda – Prof. Daniel Polezi, da curadora do evento – Profa. Maria Alice Ximenes Cruz, da professora Lisangela Betim e da aluna do 6º semestre – Deisy Helise dos Santos. Na noite de terça-feira (08/11) os alunos e comunidade puderam participar de três oficinas: a professora de História – Karen Elizabeth veio compartilhar com os alunos sua pesquisa sobre “Indumentária nos retratos fotográficos oitocentistas: a formação do gosto paulistano”, onde trouxe um arquivo de fotos repleto de detalhes históricos. Também tiveram a experiência de ver e ouvir outros modos de fazer desenho com o ilustrador especializado em Moda – Marcio Alek que tem sua formação no Studio Berçot em Paris e já trabalhou na Maison John Galliano, na Maison Ocimar Versolato e na Maison Robert Normand e já criou ilustrações para Renner, Disney e várias revistas. Na mesma noite também praticaram com a professora Nancy Moretti a oficina de Criação e Figurino e transformaram TNT, fitas e confeitos em lindos vestidos de época. A noite de quarta-feira foi marcada com muita cultura e olhar voltado para os detalhes da arte em fazer moda. O Prof.Dr. Ernesto Giovanni Boccara deixou o público perplexo com o trabalho minucioso da reconstrução dos 18 figurinos do Balé Triádico de Oskar Schlemmer. Também houve a palestra de Marcio Carmona sobre o processo criativo entre arquitetura e moda e o lançamento da segunda edição do livro da professora do curso – Maria Alice Ximenes Cruz – Moda e Arte na reinvenção do corpo feminino do século XIX. Hoje o evento continua. Mais informações acesse www.unisal.br/smu Confira matéria publicada no Jornal O Liberal sobre o evento: Clima de empolgação na Semana de Moda Jornal O Liberal – Caderno Cidades, pág. 7 – 8 de novembro de 2011. Reportagem: Núria de Oliveira Com o vigor e a empolgação do estilista Mário Queiroz, começou ontem à noite a SMU (Semana de Moda Unisal). O evento, que conta com a parceria do LIBERAL, levará para os estudantes e apaixonados por moda as mais variadas palestras, oficinas e workshops de profissionais conceituados na arte. A SMU vai até dia 11 de novembro com todas as atividades abertas ao público gratuitamente. Na carreira de estilista há mais de 20 anos, Mário Queiroz comanda há 17 anos a marca homônima, voltada principalmente para o público masculino, mas que nesta temporada voltou a atender as mulheres. Logo após a cerimônia de abertura da Semana, Queiroz falou na necessidade de manter contato com Americana. “Esta visita deveria ter acontecido antes. A cidade é ligada à moda, eu uso matéria-prima daqui já faz um tempo e o município fica apenas a duas horas de São Paulo, ou seja, não tem motivo para ficar longe. Espero estar mais vezes aqui, mas não no palco. E sim na sala de aula”, comentou o professor que deverá promover cursos livres voltados para empresários e industriários da moda em 2012. Calcado pelo tema “Criação e Moda Brasileira”, Queiroz destacou a essência da profissão de estilista atualmente no mercado e a importância da arte na construção da imagem de cada pessoa. “Eu não digo mais que sou um estilista, mas sim um designer de moda. A moda é uma das expressões do design. Mas eu acredito que é a mais importante. Primeiro porque eu me cubro com a moda. E segundo porque é a indústria que mais emprega no país”. (...)

Fonte: Unisal
Tags: