Medicina Veterinária do UNIFESO participa de ação

contra leptospirose na Beira Linha

25/03/2014 - 11:03h

A cadela Maya foi vacinada na ação preventiva de combate à leptospirose

ítimas da leptospirose, o vidraceiro Luis Antonio Severino não quer mais passar por esta triste experiência e está decidido a cuidar bem da sua cadela pitbull chamada Maya. Para isso o morador da Beira Linha contou com a ajuda da campanha de vacinação realizada no dia 23 de março no seu bairro. Além de Maya, cerca de duzentos animais domésticos foram vacinados na ação preventiva de combate à doença promovida em parceria entre o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), a Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) e o Setor de Controle de Zoonoses da Prefeitura.

“É muito importante esta ação porque esta área está próxima ao rio e dá muito rato. Inclusive na minha casa já tive muitos problemas com este bicho”, disse o morador Luis Antonio. Segundo o voluntário e estudante Felipe Souza, do quinto período, a segunda dose da vacina já está marcada para o dia 27 de abril. “Estamos agendando e comunicando à comunidade que estaremos de volta”, avisou o estudante, que procura estar sempre presente em campanhas. Na ocasião, ele e os colegas também trabalharam a conscientização dos moradores distribuindo informativos e alertando quanto aos riscos.

O professor André Vianna Martins, coordenador do curso de Medicina Veterinária do UNIFESO, contou que a parceria com a WSPA vem desde a tragédia de 2011, “quando unimos forças para atender os animais vitimados. Para esta campanha, a WSPA conseguiu as doses da vacina com o Laboratório Merial Brasil e consultando a Zoonoses do município foi sugerido executá-la na localidade da Beira Linha, por ser uma região próxima ao rio. Contamos ainda com o apoio da Unidade Básica de Saúde da Beira Linha no ponto de vacinação”.

Fonte: Unifeso
Tags: