MKT e COM. INSTITUCIONAL

Acadêmicos do 4º semestre fizeram a apresentação multidiscip

21/12/2011 - 06:38h

Os acadêmicos do 4º semestre de Marketing e Comunicação Institucional já se mostraram excelentes marqueteiros com a apresentação dos trabalhos no anfiteatro da Policamp, dias 30 de novembro e 2 de dezembro. A proposta era criar um bom plano de marketing para a empresa que escolheram, de diversos segmentos. E fizeram direitinho o dever de casa, trabalhando os pontos principais da Análise de Swot, como Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças. A Análise de Swot é uma ferramenta utilizada para examinar uma empresa e os fatores que afetam seu funcionamento. Este é o primeiro estágio de planejamento, o que ajuda o empresário focar nos pontos principais da empresa. A sigla Swot representa a primeira letra das palavras, em inglês Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats (Pontos fortes, Pontos fracos, Oportunidades e Ameaças). Os Pontos fracos e fortes são fatores internos da empresa. De acordo com o professor Ricardo Abtibol, de Planejamento Estratégico em Marketing, a apresentação era Multidisciplinar, já que contemplou todas as disciplinas desse semestre. Os trabalhos envolveram ainda Gestão de Marketing de produtos e serviços, do prof. Arnaldo Marion; Marketing Digital, do prof. Luiz Augusto Modesto; Endomarketing, do prof. Cauê Nunes, Finanças Aplicadas, do prof. Renato Moro e Criatividade na solução de problemas, do prof. Rafael Ferraresso. E não faltou criatividade. Teve de Salão de Beleza, Rede Social Exclusiva a Locação. O Grupo 1, composto pelos integrantes Camila Mesquita Bernardes, Jacqueline Lisboa, Jefferson Marques, Luciane Cristine Salomão, Simone Ap. Amaral e Suely Nogueira Griese, criou o Salão de beleza "Renov". Já o grupo 2, de Charles Soave, Bruno Correia de Mello, Ivan Oliveira, Elisangela Malfatti e Natássia Correia de Mello, apresentaram a Rede Social Exclusiva para clientes da "Nextel". O Grupo 3 – formado por Thaís Cristina Brandão, Roberto Tagliacolo Junior, Luciana Fernanda de Souza, Roberto Marcondes Machado Jr e Celso Carneiro - fez a apresentação de Jardim de L´Amour – voltado para Locação, Consultoria e Venda de Roupas para Festas. Em caso de oportunidades, eles apresentaram a abertura do mercado para o produto ou serviço, parcerias e etc. Já no quesito ameaças, falaram sobre a concorrência, consumidor, campanha promocional do concorrente, e nesta análise de forças e fraquezas, a empresa precisa conhecer seus pontos fortes e fracos, como contar com uma marca forte e manter imagem de qualidade, revendedores preparados e treinados para vendas, além de excelente rede de assistência técnica; e os pontos fracos seriam a qualidade do produto da concorrência ser superior ao da sua empresa, investimento maciço em promoções por parte da concorrência, entre outros.

Fonte: Policamp
Tags: