Mostra de Responsabilidade Social abre com Teatro feito pelos educandos da Casa de Dom Bosco.

08/11/2012 - 06:12h

A IX Mostra de Responsabilidade Social do UNISAL aconteceu de 29 a 31 de outubro e trouxe várias atividades que refletiu sobre o tema do evento que este ano abordou a questão da “Responsabilidade Social e Saúde Pública: uma questão de bem comum”. O evento trouxe palestras, workshop, apresentação de trabalhos de alunos e peça teatral feita pelos educandos da Casa de Dom Bosco – entidade mantida pelos Salesianos em Americana. Responsabilidade Social

O objetivo do evento idealizado pelo professor Fábio Camilo Biscalchin é do entendimento da responsabilidade social como mudança de atitude na elaboração de novas respostas pautadas no bem comum visando à construção de uma sociedade mais justa e solidária. O tema de origem foi baseado na Campanha da Fraternidade 2012 – “Fraternidade e a Saúde Pública” e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra:” (cf.Eclo 38,8).

Os educandos da Casa de Dom Bosco que participam do Procap – Programa de Capacitação ao Mercado de Trabalho) apresentaram a peça teatral “Vida sem Saída”. A abertura também contou com a presença da Pró-Reitora de Extensão, Ação Comunitária e Pastoral – Profa. Regina Vazquez Del Rio Jantke, do diretor de operações – Prof. Anderson Luiz Barbosa, do gerente financeiro – Padre Marco Biaggi e do idealizador do evento – Prof. Fábio Camilo Biscalchin.

O primeiro dia do evento contou com a mesa-redonda que discutiu o tema central e trouxe os convidados: Dr. Gilson Carvalho – médico sanitarista, doutor em Saúde Pública, o Prof. João Carlos Messias – psicólogo,doutor em Psicologia, a Profa. Maria Isabel Prezotto Vicente – assistente social e mestre em Serviço Social.

Já o segundo dia de evento contou com atividades práticas nos dois campi. No Dom Bosco houve Cine Clube com o documentário “A publicidade que incomoda” e oficina de patchwork com a ex-aluna do curso de Moda – Emily Lins.

No Cine Clube participaram como facilitadores os professores Fabrizio Racaneli, Paulo Tomaziello, Regiane Rossi Hilkner, Cristiano de Jesus e Brigida Pimentel Villar de Queiroz.

No campus Maria Auxiliadora aconteceu o XII Fórum de Oncologia com o médico oncologista – Gilmar Nepomuceno Araujo e a assistente social Vanilda do Caism – Centro de Atenção Integral da Saúde da Mulher da Unicamp, como mediadores os professores Diva Maria Patricio e Homero Tadeu Colinas – este fórum já é tradicional no UNISAL  e tem o objetivo de refletir sobre a atuação da clínica médica e do Serviço Social no diagnóstico de doenças e suas intervenções.

Também aconteceu o Fórum Prático e Jurídico da Previdência Social com os servidores públicos federais do INSS – Antonio Carlos Pelissari e Janice Cinira de Lima Grob e o professor de Direito – Alexandre Icibaci Marrocos Almeida. Em outro ambiente houve um talk show empresarial com Ana Lúcia Scagnolato – assistente social da Arcellor Mital, Éder Gorneli – franqueado do McDonald´s, Stéfano Carnevalli -  diretor da empresa Syndreans, Hélio Corral Coelho – consultor empresarial que conversaram sobre a responsabilidade social  e a postura das organizações, esta ocasião foi mediada pelos professores José Antônio Padoveze e Regina Penachione.

A Pastoral da Universidade e os alunos voluntários compartilharam a experiência missionária que tiveram na Comunidade da Favela do Moinho em São Paulo e as bibliotecárias Maria Elisa Nicolino e Carla Faganelli realizaram  oficina para capacitar pesquisas em bases de dados e periódicos on line.

Na parte da manhã houve reflexão do tema com os professores: Gerdinaldo Quichaba, Milena Pfister, Roliandro Antunes da Costa, José Eduardo Rodella e Thais Piai de Morais.

Apresentação dos Alunos
Os alunos apresentaram no dia 31 de outubro seus projetos relacionados com o tema. Foram cerca de 150 artigos de responsabilidade social produzidos por alunos com o apoio de seus professores.

Fonte: Unisal
Tags: