Nova espécie de anfíbio

recebe nome de pesquisador da UNITAU

22/04/2014 - 16:37h

Professor foi homenageado em razão dos estudos realizados na região

Uma nova espécie de sapo, a Proceratophrys itamari, encontrada em Campos do Jordão e Passa Quatro (MG), foi identificada. O nome do animal é uma homenagem ao professor da Universidade de Taubaté (UNITAU) Prof. Dr. Itamar Alves Martins, que pesquisa anfíbios há 15 anos.

O trabalho científico que resultou na identificação do animal (o anfíbio é conhecido popularmente como sapinho de chifre, em alusão à membrana sobre seus olhos), teve, entre suas fontes de pesquisa, o banco de informações do professor Itamar, que já atuou em diversos projetos, entre eles um de identificação das espécies do Parque Estadual de Campos do Jordão.

A pesquisa identificou, além da espécie P. itamari, outras três – anteriormente, acreditava-se que os sapos de chifre pertenciam a uma única espécie. O trabalho científico foi realizado pelos pesquisadores Sarah Mângia (Universidade Federal de Viçosa – UFV), Diego J. Santana (UFV), Carlos Alberto Gonçalves Cruz (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ) e Renato Neves Feio (UFV).

O estudo foi publicado, em março, no Boletim do Museu Nacional do Rio de Janeiro – último passo do processo de reconhecimento da nova espécie. “A descoberta é uma contribuição para a ciência e para a preservação das espécies”, disse o professor Itamar.

Um dos fatores levados em consideração para a elaboração da lista de animais ameaçados de extinção é a sua distribuição na natureza. Assim, uma espécie não considerada ameaçada pode passar para o estado de atenção, por exemplo, se identificado que existem poucos exemplares da espécie.

“O fato de ter sido homenageado com a atribuição do meu nome a uma espécie de anfíbio é uma honra e também demonstra que meus estudos estão sendo reconhecidos pela comunidade científica e produzindo resultados importantes para o conhecimento destes animais do Vale do Paraíba e da Serra da Mantiqueira”, avaliou o docente.

Ao longo da carreira, Itamar já descobriu três espécies de anfíbios, também encontrados na região.

Fonte: Unitau
Tags: