Se você tem um iPhone, já deve ter se deparado com ele. Pois bem, o responsável por essa ferramenta é o brasileiro Mike Krieger, que foi convidado por Barack Obama para comparecer à Casa Branca. O case de sucesso é fruto de uma startup de mesmo nome.
Krieger é co-fundador do Instagram, um serviço de compartilhamento de fotos no qual o usuário pode deixar a imagem com o formato “polaroid”, ou seja, um estilo mais envelhecido. A empresa se tornou um grande sucesso nos EUA e, segundo dados do governo americano, já possui mais de 15 milhões de usuários registrados.
O sucesso resultou em diversas ofertas para venda da empresa. Porém, o brasileiro acredita que ainda pode crescer mais e não deve abrir mão de seu empreendimento.
No Brasil os valores de investimentos nesse segmento cresceram vertiginosamente em 2011. Entre 2005 e 2008, os investimentos giravam em torno de US$300 milhões e, apenas no ano passado, a receita chegou a US$700 milhões.
Mas, você sabe o que é uma startup?
Uma startup, segundo investidores, é uma pequena empresa que tem uma ideia original e que possa vender de forma ilimitada o mesmo produto, com poucas ou nenhuma alteração, e consiga gerar lucros, sem que os gastos subam na mesma velocidade, conceito este chamado de escalável.
Uma das principais dicas para quem pretende criar uma startup é saber se organizar. O jovem empreendedor deve saber que uma empresa vai além de uma boa ideia, tem que entender gestão ou confiar essa posição a alguém que tenha esse conhecimento. Planejamento é fundamental para que qualquer imprevisto não acabe com uma boa iniciativa. Além disso, continuar sempre em processo de criação, não se estagnar na primeira ideia, continuar evoluindo a mesma.