Enem Unip
Ser Universitario
 
STONE
 

O que é necessário para ser um bom profissional de hardware?

Por Adam Junqueira

14/10/2013 - 08:36h

O que é necessário para ser um bom profissional de hardware?

Profissional de Hardware

Embora muitos dos profissionais que estão hoje no mercado venham de uma formação autodidata, a constante evolução da tecnologia exige técnicos cada vez mais especializados e preparados para acompanhar esse passo rápido. Mas o que diferencia um profissional regular de um bom profissional nesse universo tão requisitado?

De modo resumido, pode-se dizer que para entrar no mercado como um profissional especializado em hardware é necessário:

  • Conhecimentos úteis: Noções básicas de elétrica, materiais eletrônicos – analógicos e digitais, cabeamento, tipos de hardware (vídeo, CPU, periféricos), leitura de manuais, sistemas operacionais.
  • Ferramentas úteis: Maleta de ferramentas com chave Philips, spray antiferrugem, limpador de contatos, multímetro, placas para testes (vídeo, memória, etc.), cabos.

Podemos afirmar com toda certeza que o principal requisito para se tornar um técnico em hardware – e provavelmente qualquer outro profissional – capacitado é conhecer o seu negócio. É fundamental ter conhecimento da estrutura, das funções de cada peça, do funcionamento do dispositivo. É importante estar por dentro das novidades do mercado, mas também saber procurar por opções.

Uma formação profissional oferece diferentes possibilidades para aspirantes à carreiras no mundo de TI. E hardware é o ponto de partida. O conhecimento específico adquirido através de cursos é essencial para compreensão e execução de serviços de estruturação e manutenção, além de identificação e solução de problemas. A curiosidade também tem papel importante na construção de um especialista. Um técnico de hardware completo tem noções de ressolda, desmontagem, instalação e recuperação de sistemas operacionais. Como um médico, o profissional de hardware precisa ter olhar clínico, ouvidos atentos, mãos firmes. Mas mesmo que não tenha nascido com “dons”, a prática, aliada ao treinamento adequado, leva ao domínio das habilidades.

Seja programador, designer de sistemas ou administrador de redes, entender de hardware é praticamente pré-requisito para se avançar profissionalmente.


Fonte: Impacta
Tags:
Visa dia dos Pais