Parcerias Internacionais da BA a todo vapor

DvPI mantém vários convênios no exterior p/ nossos alunos

22/07/2011 - 14:16h

Criada em 2010, a divisão de Parcerias Internacionais da Belas Artes (DvPI) vem acumulando feitos notáveis. São convênios fechados com renomadas instituições de ensino do exterior - em especial, europeias - que proporcionam a nossos alunos a possibilidade de, ainda dentro da Belas Artes, adquirirem um diferencial a mais diante do concorrido mercado de trabalho.

Oferecendo um leque de oportunidades de intercâmbios educacionais que passam por cursos de idiomas, cursos de férias, pós-graduação e extensão, a DvPI mantém parcerias com instituições italianas – a Florence University of the Arts e a Nuova Accademia di Belle Arti Milano -, e com as inglesas East London University e University of the Arts London. Esta última é formada por seis renomadas faculdades: Central Saint Martins College of Art and Design, London College of Communication, London College of Fashion, Camberwell College of the Arts, Chelsea College of Art and Design e Wimbledon College of the Art.

Segundo Tania D' Avella, coordenadora da DvPI, os alunos que já participaram dos programas de cursos no exterior aprovam a iniciativa, pois lhe ofertam maiores chances no mercado de trabalho. "Ao descobrir uma cultura diferente e ganhar uma perspectiva internacional, o aluno cria um network internacional, amplia seu conhecimento e passa a ter uma visão mais rica que o ajudará nos desafios pessoais e profissionais. Isto sem contar a habilidade em um idioma estrangeiro e o diferencial que ele adquire para seu currículo", explica Tania.

Os programas de intercâmbio no exterior são abertos para todos nossos alunos e ex-alunos, e também podem ser aproveitados por vestibulandos. Para facilitar a compreensão de todos de como funcionam as viagens, Tania afirma que a DvPI está sempre auxiliando os interessados de diversas formas. "A ideia é proporcionar aos alunos uma estrutura de atendimento para o esclarecimento de dúvidas e apresentação de programas de intercâmbios – cada um com as características e particularidades da instituição, curso e país. Normalmente, a instituição anfitriã no exterior se responsabiliza em organizar alojamento, entretenimento e passeios culturais", conta a coordenadora.

A Belas Artes e a DvPI estão em contato com importantes instituições da Espanha, China e Canadá, realizando esforços para novos acordos de parcerias, além de receber visitas de diversas outras que demonstram interesse em parcerias com este Unicentro. O objetivo da DvPI é de trazer estudantes estrangeiros para a instituição, criando um ambiente multicultural, onde se estabeleça o diálogo entre diferentes culturas.

Fonte: Belas Artes
Tags: