Pilates no UNIFESO

com novos aparelhos

27/08/2012 - 15:52h

A Clínica-Escola de Fisioterapia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) está ampliando seus serviços e modernizando seus espaços, oferecendo ao público mais qualidade no atendimento e um leque mais variado de técnicas e experiências para o aperfeiçoamento dos estudantes. A Clínica acaba de adquirir novos e modernos aparelhos para o desenvolvimento de Pilates, como o Barrel, o Trapézio, o Reformer e a Cadeira. “Desenvolvemos o trabalho do solo que é muito importante, mas com os aparelhos a aula fica muito mais completa. A resistência dos aparelhos é feita através das molas, que são adaptadas para a necessidade de cada paciente”, contou a professora Elisa de Souza Rocha, do curso de Fisioterapia.

Para a coordenadora da Clínica, professora Alba Fernandes, “o curso de Pilates beneficia tanto a clínica quanto o curso de Fisioterapia, porque os estudantes terão mais uma opção para se aprimorarem”. A Clínica-Escola de Fisioterapia fica na Estrada da Prata, s/n, Prata. O atendimento funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para marcar uma avaliação basta entrar em contato pelos telefones (21) 2743-5311 ou 2743-5303, ou pelo e-mail clinica.fisio@unifeso.edu.br

A técnica e seus benefícios

Segundo a fisioterapeuta Elisa Rocha, o Pilates é uma técnica que traz inúmeros benefícios, pois além de reabilitar as lesões apresentadas pelos pacientes é capaz de condicioná-los fisicamente, por esse motivo muitas pessoas têm optado pela prática como atividade física e não só pela reabilitação. “Os praticantes observam rapidamente uma grande mudança em todo o corpo, ele torna-se mais alongado e tonificado, além de melhorar a postura, a mobilidade articular e a capacidade respiratória”, explicou a professora Elisa.

Ela contou que a técnica tem como base os princípios criados por Joseph H. Pilates, nos quais estão incluídos respiração, fluidez dos movimentos, acionamento do centro de força (assoalho pélvico e músculos abdominais), precisão, controle e concentração. Baseado nestes princípios, o Método Pilates promove os seguintes benefícios: aumenta a resistência física e mental; maior consciência corporal; alongamento; fortalecimento; correção postural; alívio de tensões, estresse e dores crônicas; melhora a mobilidade articular e estimula o sistema circulatório. Qualquer pessoa com mais de 12 anos pode praticar, inclusive gestantes, e em todos os níveis de condicionamento físico. “O trabalho pode ser realizado nos aparelhos e no solo, onde são utilizados acessórios como bolas, faixas elásticas, rolos entre outros”, ressaltou Elisa.

Pilates Unifeso

Fonte: Unifeso