Professora do UNIFESO é selecionada para Curso de Formação de Facilitadores de Educação Permanente

tem seu eixo na busca de mudança de atitude por parte dos atores envolvidos

26/11/2012 - 07:48h

A professora Claudia de Lima Ribeiro, co-tutora do primeiro período do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), foi selecionada para participar do Curso de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde (UAB), realizado em Resende numa parceria entre a Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fiocruz (EAD/ENSP/Fiocruz) e o Sistema Universidade Aberta do Brasil do Ministério da Educação (MEC).

O Curso de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde tem seu eixo na busca de mudança de atitude por parte de todos os atores envolvidos, no que diz respeito à sua prática profissional. Oferecido na modalidade a distância, tem como principais objetivos formar atores vinculados às diferentes práticas e processos de trabalho em saúde, educação e áreas afins, visando ampliar o pensamento crítico e a capacidade de desenvolver ação estratégica para contribuir na implementação de processos de Educação Permanente. O curso inclui ainda a realização de alguns encontros presenciais que permitem a integração e a troca de experiências.

“Entendo Educação Permanente como uma estratégia fundamental para revisitar as práticas de formação, gestão, formulação de políticas e participação de todos no processo. Educação Permanente exige reflexão crítica sobre as práticas de ensino, educação em saúde, atenção e sobre a gestão buscando processos educativos aplicados no trabalho. Outro aspecto que considero muito importante é que favorece um desenvolvimento individual e coletivo dos docentes que vivenciam o processo de EP. É muito importante participar desse curso, pois avançaremos nas discussões e refletiremos sobre a estratégia da EP no ensino, na certeza de trazer contribuições ao curso de Medicina e também ao UNIFESO”, ressaltou Claudia.

Facilitadores de Educação

Fonte: Unifeso