Profissionais da UPA participam de curso de atualização promovido pelo UNIFESO

No dia 14 de março começou o Curso de Atualização em Emergência Clínica

20/03/2013 - 16:10h

cursoatualizacaoemergenciaclinica

Uma parceria entre o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O evento aconteceu na Sala de Multimídia do Prédio Biomédicas, no Campus Sede, com a participação de profissionais da UPA, professores e estudantes do UNIFESO, que assistiram a uma palestra ministrada pelo professor Luis Filipe Figueiredo, assessor do curso de Medicina. “Esta parceria é uma via de duas mãos: nossos estudantes têm a oportunidade de vivenciar na unidade um novo cenário de prática e o UNIFESO oferece capacitação para os profissionais que lá atuam”, explicou o professor Manoel Pombo, coordenador do curso de Medicina.

Também esteve presente a professora Mariana Arcuri, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), reforçando a iniciativa de “criar convênios em unidades de saúde que tenham diferentes níveis de atenção”. Ela relacionou a parceria com o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), lançado em 2005 pelos Ministérios da Saúde e da Educação, como exemplo de mais uma iniciativa que visa a aproximação entre a formação de graduação no país e as necessidades da atenção básica.

A Diretora Médica da Upa de Teresópolis, Ivana Mariah de Fernandes, revelou sua satisfação em ver a primeira capacitação médica da UPA se concretizar e com o sucesso da parceria. “Enquanto os acadêmicos aprendem na prática os atendimentos e procedimentos emergenciais, nós médicos ganhamos a oportunidade do conhecimento em uma Instituição com o padrão do UNIFESO, que conta com professores conceituados e atualizados”, comemorou. Ela aprovou também a temática deste primeiro encontro. “A aula foi muito bem apresentada pelo professor Luis Filipe, que foi dinâmico, elucidativo e atualizado. Estaremos aguardando ansiosos os próximos temas”, adiantou.

Em agosto de 2012 começou a inserção dos estudantes de Medicina – a partir do sexto período – na unidade para acompanhar o atendimento em diversas áreas, determinadas de acordo com o grau de desenvolvimento do aluno no curso. Entre elas estão Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia e classificação de risco, atendimentos que vão de um nível de complexidade mais baixo até o nível mais alto. De acordo com o professor Manoel Pombo, os acadêmicos do UNIFESO foram muito bem recebidos e os resultados têm se apresentado satisfatórios.

As UPAs são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, e em conjunto com estas compõem uma rede organizada de atenção às urgências.

Fonte: Unifeso
Tags: