Projeto para preservação de acervo da FESO

Pro Arte recebe apoio do Governo do Estado

11/07/2012 - 15:18h

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) teve o projeto intitulado “FESO Pro Arte: Preservando o acervo musical e histórico da fundação Theodor Heuberger”, do Centro Cultural FESO Pro Arte (CCFP), selecionado pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC) entre os projetos de Preservação e Conservação da Memória Artística Fluminense. No processo do Edital 008/2012, que tem em vista a concessão de apoio financeiro, foi aprovado o recurso de 250 mil reais para a proposta.

“Apresentamos este projeto com o objetivo de recuperar materiais muito valiosos como livros e fotografias de grandes personalidades, assim como instrumentos e obras de arte”, justificou o professor Jorge Bragança, coordenador do CCFP. Segundo ele, para a execução deste trabalho o Centro Cultural vai buscar orientação e mão-de-obra especializada. Ele contou que há outros projetos que também visam resgatar patrimônios culturais que ainda estão em andamento. “Estamos na expectativa para que também sejam aprovados”, afirmou, agradecendo a colaboração na montagem do projeto de Tamine Elmôr, assessora do CCFP, e da professora Edneia Tayt-Sohn Martuchelli Moço, assessora de Desenvolvimento de Projetos Institucionais.

“Esta conquista de financiamento e de parceria com a SEC para realização deste resgate é de grande importância para a Instituição, mas principalmente para Teresópolis, que passará a conhecer melhor esse acervo e a ser referência na área da cultura do Estado”, exaltou a professora Edneia, destacando os esforços do UNIFESO para manter vivo o patrimônio do CCPF e apresentá-lo à sociedade para apreciação da memória histórica e musical encerrada nos diferentes tipos de materiais artísticos que lá estão catalogados.

Resgatando um pouco da história, a professora Edneia lembrou que a Fundação Comendador Theodor Heuberger, atual CCFP, “foi fundada há 62 anos graças ao amor do industrial Theodor Heuberger (1899-1987). Tal ação proporcionou ao nosso país participar da primeira versão de um curso de Música Erudita, o qual adquiriu uma dimensão extraordinária e culminou  com a realização de um Festival Internacional de Música, que reuniu artistas de todo o mundo e teve sua tradução máxima nos diversos cursos de verão de Teresópolis”, relembrou. Ainda segundo ela, estes cursos envolveram apresentações de renomados artistas nacionais e internacionais, como a Orquestra de Câmara Brasileira, com a violinista Marie Christine-Spriguel; o músico José Feghali, uma das revelações do piano em nível internacional; Turíbio Santos, consagrado violonista, entre outros.

Fonte: Unifeso
Tags: