Especialistas, sociólogos e psicólogos sempre apontaram que o ser humano tem a necessidade de “pertencimento”, ou seja, ter por perto pessoas que se assemelhem a seus gostos e modos de vida, que queiram viver a mesma coisa que você. E na internet não é diferente.
A internet é conhecida por ser um ambiente democrático e, dessa forma, abriga os mais diversos gostos – oferecendo assim um ambiente para diferentes tribos se relacionarem.
![](http://blogimpacta.com.br/wp-content/uploads/2012/03/Definindo-publicos-interesse-estrategia-comunicacao-online.jpg)
As mulheres representam um grupo muito forte, tanto na internet quanto na vida real. O setor de beleza cresceu muito nos últimos tempos. Contando lojas físicas e e-commerce, o Brasil já é o terceiro maior mercado consumidor da área no mundo. E, como o mercado está aquecido, as meninas estão se juntando na internet para contar o que é bom ou ruim quando se trata de produtos e tratamentos de beleza, as melhores dicas e também os melhores usos. Blogs, comunidades, fóruns e sites são usados cada vez mais como gurus para leigas que estão entrando nesse mundo e até mesmo para quem já conhece do assunto e quer saber mais das novidades.
E essas tribos estão moldando o mercado ao seu entorno, pois as empresas estão vendo nelas a oportunidade de segmentar ou, até mesmo, criar produtos visando os mais diversos nichos. Beleza, games, tecnologia e tatuagens são algumas tribos que têm seus gostos cada vez mais comercializados.
![](http://blogimpacta.com.br/wp-content/uploads/2012/03/1dsc_0013a-300x199.jpg)
Mas também há tribos fora da internet. E, se existe uma oca para essas tribos, ela se chama Rua Augusta. Próxima a Avenida Paulista, mais importante centro comercial do Brasil, a “Augusta”, como é chamada, recebe todas as noites centenas de jovens, em sua maioria, para cantar, patinar, dançar, ou simplesmente conversar sobre os mais diversos temas. Lá você encontra jovens dos mais diversos estilos e gostos: roqueiros, rappers, cosplay,
O advento do Facebook e das novas políticas do Google, que acentuam ainda mais seus gostos. Uma busca hoje leva em conta muito mais do que as outras pessoas tem interesse, leva em conta o que você tem interesse, tornando cada vez mais pessoal e por gosto. A nova política de privacidade do Google o seu histórico de navegação para selecionar o que é interessante em suas buscas.