Representantes Acadêmicos do UNISAL

fazem intercâmbio com o Chile.

06/12/2011 - 09:12h

O diretor de operações da unidade de Americana – Prof. Anderson Luiz Barbosa e o coordenador do curso de Psicologia – Prof. João Carlos Messias foram no final do mês de novembro até a Salesiana Universidad Católica Silva Henríquez, no Chile. A visita foi um intercâmbio de educação e cultura entre as duas instituições Salesianas, uma vez que representantes chilenos participaram este ano da Semana Integrada dos cursos de Psicologia, Pedagogia e Serviço Social. Na ocasião, os professores foram recebidos pela direção da universidade – Jorge Baeza (presidente), Héctor Concha (vice-presidente acadêmico), Alvaro Acuña (decano da Faculdade de Ciências Sociais, Jurídicas e Econômicas), Carlos Abrigo (decano da Faculdade de Estudos da Religião e Filosofia, além de diretores da Faculdade de Ciências Sociais, Direito e Economia. Tanto o Prof. Anderson como o Prof. João fizeram palestras na universidade e puderam participar de uma colação de grau com alunos chilenos. O diretor de operações abordou com os diretores o modelo educacional brasileiro e seus principais desafios e conquistas, já o professor falou diretamente com os alunos chilenos do curso de Psicologia sobre Psicologia Existencial-Humanista. O intercâmbio teve início quando no dia 3 de dezembro de 2010, um grupo de professores chilenos – Ana María Contreras (programa de Assistência Social), Ximena Canelo (programa de Psicologia), Armando Arteaga (programa de Direito) e Álvaro Acuña (programa de Administração) visitaram a unidade de Americana com o objetivo de aproximar as instituições de ensino superior para a expansão de intercâmbio. O fato se consolidou na Semana Integrada, no dia 2 de maio deste ano que teve um debate internacional sobre a visão da educação, do indivíduo e do social no Chile e no Brasil, um assunto que trouxe comparativos e principalmente experiências trocadas. A Semana teve o objetivo de extrapolar fronteiras tanto do conhecimento como da ciência e da cultura, nesta ocasião participaram os professores chilenos Ximena Canelo e Héctor Cavieres Higuera.

Fonte: Unisal
Tags: