No domingo, dia 26, foram escolhidos os melhores filmes do cinema mundial. A 84ª edição do Oscar anunciará 24 longas-metragens que receberão estatuetas. O Brasil não ficará de fora e concorre com a animação “Rio” na categoria melhor canção original. Mas, você sabe como foi feita a animação “Rio”?
O primeiro passo foi desenhar, ainda à mão, as personagens para que, em seguida, ela seja tratada utilizando-se o Photoshop e virar um escultura física. Em seguida, a escultura será escaneada em 3D para, já no computador, a edição ficar mais simples e ser possível modificar as expressões.
Já na fase de animação de personagens, o processo é um pouco mais devagar. Em “Rio”, por exemplo, a cada semana foram produzido quatro segundos do longa, justificando assim a demora de 3 anos para ser preparado.
Depois de toda animação pronta, é a vez do editor organizar o desfile das cenas – profissional que participa da criação do esboço, personagens, animação e finalização, sendo cada uma dessas fases editada separadamente.
No caso de “Rio” houveram mais dificuldades que as habituais. Como todo o projeto foi feito nos EUA, os profissionais responsáveis não tinham o conhecimento, por exemplo, sobre como criar uma favela em desenho. Para essa cena em especial foi necessário criar um software apenas para projetá-la.
Na criação de animações, os dois programas mais utilizados são o 3ds Max e o Maya. O primeiro é levemente mais simples e oferece a possibilidade de facilitar o trabalho com a ajuda de plug-ins.
Já o Maya é muito utilizado em animações de cinema e tem suas funções mais manuais.
Caso você tenha interesse em começar a produzir animações, acesse o site da Impacta e conheça os treinamentos oferecidos na área.