Roteirista Daniel Obeid responde perguntas sobre o ofício

no Ciclo de Estudos em Comunicação

18/09/2012 - 18:08h

Afinal, o que é roteiro? E para que serve um? Essas foram algumas das questões que o roteirista Daniel Obeid foi compelido a responder no segundo dia do Ciclo de Estudos em Comunicação da São Judas que aconteceu na semana passada nas unidades Mooca e Butantã.

Na ocasião, estudantes das três habilitações de Comunicação Social tiraram suas dúvidas sobre adaptações, estruturas do roteiro, oportunidades de mercado para roteiristas e outros assuntos relacionados à profissão.

O convidado já foi roteirista do núcleo de dramaturgia da TV Cultura e ministrou oficinas culturais na área de Cinema e Literatura. Além de escrever os roteiros de filmes, como Fiant – Eximia de 2003 e A Festa de Rafaela de 2006, Daniel dirigiu recentemente o curta-metragem Paisagem Muda.

O roteirista analisou as primeiras páginas do roteiro de Cidade de Deus, adaptado por Bráulio Mantovani a partir do livro homônimo de Paulo Lins, e explicou alguns elementos do texto, como planos, cenas.

A palestra foi toda estruturada em forma de perguntas e respostas. Primeiramente o professor e crítico, Cesar Zamberlan, levantou algumas questões para Daniel e depois deixou que os próprios alunos interagissem com questões. O debate contou ainda com a participação do professor Christian Hugo Pelegrini que atualmente escreve uma tese de doutorado sobre a sitcom norte-americana Arrested Development.

Roteirista Daniel Obeid

Fonte: São Judas