São Judas sedia Congresso Nacional de Iniciação Científica

03/12/2012 - 16:04h

A Universidade São Judas recebeu, nesta sexta-feira (30) e sábado (1), estudantes de todo o Brasil para a décima segunda edição do CONIC (Congresso Nacional de Iniciação Científica). Realizado anualmente pelo SEMESP (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior), o evento abre espaço para produção cientifica de alunos da graduação.

O Congresso tem como objetivo apoiar o desenvolvimento intelectual dos alunos de graduação, identificar talentos entre os estudantes universitários e estimular a produção científica, agregando valores sociais e institucionais às Instituições de Ensino Superior.

O evento recebeu esse ano um número recorde de inscrições. 1948 trabalhos inscritos de 3361 autores e coautores. Destes, 1845 foram efetivados. Durante os dois dias, os trabalhos serão expostos, alguns em apresentações orais e outros em painéis.

Os trabalhos foram divididos em cinco áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas e Sociais e Engenharias e Tecnologias.

O tema central desta edição do CONIC é Energia Sustentável. A escolha está relacionada com a declaração da ONU (Organização das Nações Unidas) que em Assembleia Geral designou 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos.

Com base no tema, além dos 10 prêmios tradicionais das edições anteriores, o Congresso concederá o inédito Prêmio de Incentivo à Preservação Ambiental ao melhor trabalho acadêmico cuja proposta de pesquisa estiver diretamente relacionada à preservação do meio ambiente, ou à descoberta de alternativas sustentáveis do ponto de vista ambiental. O ganhador receberá uma quantia no valor de R$ 1.500,00.

O CONIC acontecerá a partir das 9h30 no auditório do térreo da unidade Mooca. O encerramento do evento, com a premiação dos trabalhos, contou com a presença do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Alberto Mesquita Filho, e dos diretores do SEMESP e da São Judas. Neste dia, o Congresso terá transmissão ao vivo para o Portal da Universidade.

Fonte: São Judas
Tags: