Ser Universitario
 
 

Semana propõe formação da cultura

empreendedora entre os alunos.

28/09/2012 - 08:38h

Os cursos de Administração, de Logística e de Gestão de RH da Unidade de Lorena realizaram, de 17 a 21/9, a Semana de Empreendedorismo, com palestras e mesas-redondas, de manhã e à noite.

A Semana foi sobre o tema “Comunhão, Associativismo e Atitude empreendedora nos negócios”, com destaque para o projeto Economia de Comunhão (EdC), do movimento católico dos Focolares. 

Os organizadores fizeram uma avaliação positiva do evento, que atingiu seus objetivos. O coordenador do curso de Administração, Fernando Fernandes, diz que a Semana de Empreendedorismo apresentou aos alunos, professores e comunidade alguns tipos de empreendedorismo, como para novos negócios, o intraempreendedorismo e o empreendedorismo social. Além disso, acrescenta, a partir das palestras, foi possível propor linhas de ação para a formação de cultura empreendedora nos alunos apoiada em uma dessas três perspectivas.

O prof. Fernando destaca que todas as palestras e apresentações foram valiosas no sentido de trazer novos conhecimentos, experiências e oportunidades aos alunos.

Ele relata que a apresentação do prof. Daniel Fagundes sobre a "Plataforma Logística de SUAPE: exemplos de empreendedorismo que dão certo" propiciou aos participantes conhecer um pouco mais do nordeste do Brasil, em particular, sobre a maior plataforma logística da América Latina que está sendo construída em Pernambuco.

"Os alunos conheceram novos negócios que se descortinam com o projeto da plataforma e sentiram-se motivados a enviar currículos para trabalhar no CONE SUAPE", afirmou Fernando.

A partir da palestra "Células Empreendedoras", proferida pelo prof. Genésio Gomes, da Universidade de Pernambuco, os alunos sentiram-se motivados a criar "células" e a participar do projeto, o que já acontece com algumas "células" formadas por alunos da graduação.

As apresentações de intraempreendedorismo, que foram proferidas por ex-alunos de Administração, foram muito concorridas por nossos atuais alunos, que procuraram aconselhamentos sobre o mercado de trabalho e como ter sucesso no ambiente corporativo.

A apresentação "Por que empreender em EdC?" contou com a colaboração de vários profissionais que atuam no movimento de Economia de Comunhão, dentre os quais ressalta-se Augusto Lima Neto (proprietário da ECOAR - empresa em EdC), Fernando Testa (professor universitário), Jani Silva (engenheira e focolarina) e, via Skype, Maurício Serafim (coordenador do mestrado em Administração da UESC). Além dos palestrantes, várias integrantes do movimento Focolare prestigiaram a apresentação.

O coordenador Fernando Fernandes, enfatiza que “pensar em comunhão é uma das metas do curso de Administração do UNISAL Lorena”.

Segundo ele, a partir da apresentação, percebe-se a possibilidade da constituição de um grupo de estudos com a missão de elaborar planos de ação que estimulem no ambiente universitário o conhecimento e a prática da proposta, e ainda “a contemplação da Arte de Amar, idealizada por Chiara Lubich, para a vida das pessoas e para o ambiente corporativo.

O curso de Administração possui, na opinião do coordenador, “solo fértil para fortalecer o carisma de Dom Bosco a partir do carisma da Unidade. Já temos alunos de Administração que se interessaram em saber mais sobre o projeto da Economia de Comunhão, o que favorecerá a implantação desses projetos, seja na graduação, seja na pós-graduação”.

No último dia da Semana do Empreendedorismo, a coordenadora do PROVIM, Vanessa Vieira, e o presidente da Empresa Júnior de Administração (EJAD), Otávio Castro, proferiram palestra sobre "Experiências integradas de empreendedorismo social", uma vez que o curso de Administração e o PROVIM (Programa Vida Melhor) são parceiros no desenvolvimento de projetos sociais conjuntos, envolvendo alunos do curso e jovens assistidos pelo PROVIM.

Em seguida, Marcos França, fundador do instituto que tem o seu nome, apresentou o tema "Uma atitude, um mundo, uma vida melhor a partir de práticas de empreendedorismo social", com aspectos motivacionais para o desenvolvimento de projetos sociais.

Além das palestras, a Semana contou com exposição e vendas de produtos de negócios próprios de alunos, ex-alunos e de pessoas da comunidade externa.

O ingresso para as palestras foi a doação de um brinquedo. Todos os brinquedos arrecadados destinam-se à festa do Dia das Crianças que a EJAD vai promover no PROVIM e na Associação de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Lorena (AACAL).

A foto em destaque é da palestra do prof. Genésio Gomes, no Teatro São Joaquim.


Fonte: Unisal
Tags: