Seminário debate sobre cultura e história afro-brasileira.

18/12/2012 - 05:20h

O UNISAL Campinas, campus São José, realizou no último sábado, 15 de dezembro, o III Seminário Educação e Africanidades.

O evento foi organizado pelos alunos do curso de pós-graduação em História e Cultura Afro-Brasileira e teve como objetivo promover a reelaboração de conhecimento sobre cultura e história afro-brasileira, visando a sensibilizar educadores e outros interessados para um novo olhar sobre as questões da diversidade étnico-racial no contexto escolar.

A Professora Luci Chrispim Pinho Micaela comenta que para os brasileiros, o conhecimento das suas origens é fundamental para a ampliação da consciência social e histórica. É necessário também questionar as distorções geradas no imaginário social pela hegemonia do pensamento social das elites, que nega ou menospreza o aporte de matrizes africanas na formação da nacionalidade.

O seminário estimulou a discussão crítica sobre essa temática nas práticas educativas brasileiras.

Seminário Afro brasileiro

Fonte: Unisal