Tecnologia do Laboratório de Projetos

e Prototipagem do UNIFESO apoia pesquisas

02/07/2014 - 17:16h

Metodologias inovadoras que auxiliam pesquisas acadêmicas estão sendo implementadas com sucesso no novo Laboratório de Projetos e Prototipagem (LPP) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), instalado no prédio Renascimento do Campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no espaço do antigo Laboratório Star One (2009-2013). A mudança aconteceu visando focar mais o novo laboratório em trabalhos voltados para o município de Teresópolis e região.

Funcionando desde 2013, o LPP desenvolve atividades relacionadas à prototipagem, contando com uma impressora 3D que está em fase de testes, além de ser utilizado para disciplinas eletivas como “Prototipagem Virtual” e “Modelagem Gráfica e Animação” e ainda na criação de protótipos. Como novidade oferece atividades relacionadas ao Sistema de Informações Geográficas (SIG) e ao Geoprocessamento, muito utilizadas atualmente no desenvolvimento de importantes trabalhos institucionais de avaliação, conservação e planejamento ambiental.

Entre os trabalhos pioneiros deste espaço está a pesquisa intitulada “The Use of Image Analysis to Understand Brazil's Worst Natural Disaster”, resultado do estudo de caso do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do ex-aluno Sérgio Dornelles, orientado pelo professor José Roberto de Castro Andrade e defendido em 2013. “A partir deste trabalho criou-se um sistema de informações e uma base de dados, que podemos usar para mapeamento de dados e análise em nível espacial, como a localização e análise de eventos em determinadas regiões e pontos específicos”, explicou o professor José Roberto, que também é o coordenador do Laboratório. Ele conta ainda que tendo esta base do trabalho de Sérgio, outros trabalhos foram originados neste ano, como por exemplo o mapeamento das áreas com pessoas em suspeita de dengue e o mapeamento da drenagem urbana, ambos em Teresópolis”, acrescentou o professor, lembrando que as pesquisas fazem parte do Programa de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão (PICPE) do UNIFESO, e o primeiro, coordenado pelo professor Bruno Costa, conta com a participação do aluno Leonardo Jasmim, do nono período do curso de Ciência da Computação.

Trabalho de Planejamento Ambiental no LPP

O projeto “Mapeamento e Modelagem Gráfica de Áreas de Drenagem Urbana no Município de Teresópolis”, da Linha de Pesquisa “Avaliação, Conservação e Planejamento Ambiental”, tem a coordenação do professor José Roberto e a participação dos estudantes Guilherme Augusto Veiga Pires, do sétimo período de Ciência da Computação, e Amanda Bernardino e Eluá Torres, ambas do oitavo período de Engenharia Ambiental e Sanitária. Ele propõe a geração de um modelo digital 3D interativo a partir do mapeamento de um conjunto de bairros contíguos em Teresópolis que permitirá a análise global da região selecionada, além de possibilitar a demarcação de pontos e locais críticos. A visualização dos dados e informações poderá ser utilizada em análises das áreas de drenagem de águas pluviais.

“A ideia é começar numa determinada área – que é o entorno do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis – e criarmos uma metodologia de levantamento para no futuro aplicarmos em outras áreas, alcançando assim um mapeamento melhor de drenagem que poderá contribuir para o plano de saneamento do município. Este será um projeto bem maior e inovador na cidade, além de muito útil à comunidade”, esclareceu o professor José Roberto. Ao se interessar pela pesquisa, Amanda conquistou seu estágio na Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com o LPP, e veio se somar às pesquisas, “contribuindo com informações relativas à drenagem urbana, num trabalho de campo de coleta de dados e análise ambiental”, contou Amanda. Já para Guilherme, a tarefa está sendo colaborar com o banco de dados e implantação dos Sistemas. “Este é o primeiro trabalho do PICPE de que participo e vou me dedicar muito a ele”, garantiu o estudante.

Legenda:

Foto Tecnologia do Laboratório de Projetos e Prototipagem do UNIFESO

O ex-aluno Sérgio Dornelles, o estudante Guilherme Pires, o professor José Roberto, e a estudante Amanda Bernardino no novo Laboratório de Projetos e Prototipagem do UNIFESO

Fonte: Unifeso
Tags: