UNIFESO apresenta diversos trabalhos na Semana de Ciência e Tecnologia

Com o objetivo de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T)

25/10/2012 - 09:14h

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) realizou no período de 17 a 21 de outubro diversas atividades de divulgação científica em todo país. Em Teresópolis, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), juntamente com a Prefeitura Municipal, promoveu uma série de ações pela cidade, como oficinas, palestras, exibição de vídeos, exposições, workshops, feira de ciências e mesa-redonda.

“O UNIFESO, além de ser um dos coordenadores da semana através do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), atuou com stands na Tenda da Ciência e eventos do UNIFESO Abre Portas, em que a sociedade teve a oportunidade de conhecer a Instituição. Mais uma vez atuamos na difusão do conhecimento no município de Teresópolis”, apontou a professora Vivian Telles, coordenadora dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental e Sanitária. O tema escolhido – “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza” – abordou os assuntos principais da Conferência Rio + 20, evento de enorme importância organizado pela ONU, realizado no Brasil em 2012, com a participação de quase todos os países do mundo.

Seguindo esta temática, o Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO) elaborou uma série de trabalhos, entre eles a criação de uma cidade sustentável em maquetes. “Dividimos os trabalhos em setores: lazer, periferia, comercial, residencial, cultural, tratamento e industrial, sempre usando sucata, pois tudo foi aproveitado”, contou a professora Isabel Maria Gomes. A estudante Camila Domingues ficou responsável por confeccionar a parte cultural da cidade, uma verdadeira arte de sucata. “Muito material que as pessoas jogam fora pode ser reutilizado e transformado em algo bem bonito, como fizemos aqui”, observou a estudante.

Outra atração que chamou a atenção na feira montada na Praça Olímpica foi o trabalho de realidade aumentada, desenvolvido por estudantes do curso de Ciência da Computação no Laboratório Star One do UNIFESO. “Esse tipo de trabalho vem sendo desenvolvido em nosso laboratório com fins educativos e científicos. Hoje trouxemos para a feira um passeio virtual ao Campus Sede do UNIFESO, e como novidade, o visitante pode ter nas mãos a maquete virtual do Campus”, explicou o professor José Roberto, coordenador do Laboratório.

Já no Ginásio Pedrão atividades lúdicas divertiram a criançada. O UNIFESO articulou a vinda do “Ciência Móvel”, um museu itinerante montado num caminhão, que trouxe à SNCT uma série de palestras e vídeos para os estudantes do município. “Assistimos um vídeo bem interessante sobre a tragédia e os estudantes participaram bastante”, contou a professora Rafaela Alves, do colégio Centro de Ensino Atualizado (CENA).

Dentro da programação da SNCT, os estudantes dos cursos de Engenharia assistiram uma palestra sobre “Gestão do Conhecimento”, ministrada pelo engenheiro da Eletrobrás Furnas, Fernando Goldman. Alunos dos cursos de Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) também participaram de algumas atividades como o filme e debate “Home – nosso planeta, nossa casa”; o painel integrado “As águas de Teresópolis: rios, fontes e histórias”; a mesa redonda “Aquecimento global: realidade ou mito”, entre outros.

Fonte: Unifeso
Tags: