UNIFESO firma parceria com secretarias de Cultura e Turismo de Teresópolis

Centro Cultural é uma Instituição de quase um século na cidade

29/05/2015 - 16:45h

Untitled Document

No dia 15 de maio o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), através do Centro Cultural FESO Pro Arte, em parceria com as secretarias municipais de Cultura e Turismo de Teresópolis inaugurou no Terminal Turístico do Soberbo um espaço destinado à exposição de arte e do material de divulgação do centro cultural. “É uma iniciativa louvável do poder municipal, e fundamental porque o Centro Cultural é uma Instituição de quase um século na cidade, que tem um papel importantíssimo nas áreas da cultura e da educação”, avaliou o professor Jorge Bragança, presidente do conselho do centro cultural.

No terminal, que fica bem na entrada da cidade, os visitantes e moradores terão a oportunidade de se informar sobre as atrações do espaço cultural mais tradicional da cidade e a ampla programação oferecida ao longo de todo o ano, além de apreciarem trabalhos realizados por professores e alunos de cursos artísticos, como as oficinas de gravura e tecelagem (entre outros oferecidos pela Pro Arte), expostos em uma vitrine permanente onde serão periodicamente trocados.

Aluna do curso de Gravura há apenas dois meses, a advogada Andrea Reis foi conferir de perto a exposição com o seu trabalho. “Isso é um incentivo para a cultura, um espaço para trabalhos de pessoas como eu, que nunca imaginariam ver sua arte exposta.  A arte é um dom que vai de dentro para fora, tanto da nossa mente para o objeto quanto do atelier para a comunidade, além de ser uma forma de relaxar e nos conhecer melhor”, avalia Andrea. Para a aluna mais veterana do curso, a artista Marina Didone, “é muito válida essa iniciativa porque muita gente ainda não sabe que temos ótimas oficinas aqui na Pro Arte, inclusive a da Gravura é a única da Região Serrana”.

O subsecretário municipal de Turismo, Carlos Cunha Tucunduva, conta que a ideia é criar naquele ponto turístico “um grande receptivo por ser um portal da cidade. Quando o turista chega ele entra na nossa casa para conhecer um pouco do que é Teresópolis. Essa parceria foi feita para mostrar o que temos de arte na cidade, por meio da vasta programação que o Centro Cultural FESO Pro Arte oferece durante o ano inteiro”.

Parceria

O acordo que culminou no espaço dentro do terminal turístico surgiu de reunião entre a professora Michelle Bronstein, coordenadora do Centro Cultural FESO Pro Arte, e o subsecretário Carlos Tucunduva no início deste ano, quando ele se prontificou a ajudar na divulgação das atrações da FESO Pro Arte. Em março, em uma nova reunião entre a coordenadora do centro cultural, o secretário de Cultura e Turismo Ronaldo Fialho e a subsecretária de Cultura Cléo Jordão,  foi apresentado o calendário de eventos incluindo os principais projetos culturais do UNIFESO e firmadas novas parcerias entre as secretarias e a Pro Arte para projetos em 2015. “É uma parceria informal que começa este ano, um conjunto de colaborações mútuas”, comentou Michelle. Ela conta que ficou acertado para este ano a divulgação da programação do Centro Cultural na rede de contatos da prefeitura.

Entre os projetos contemplados está o Concertos para a Juventude, com a participação do Quinteto FESO Pro Arte, formado pelos músicos Ricardo de Oliveira, Jorge Péculas, Rogério Miranda, Denis Quaglio e Márcio Pombo. A Secretaria de Cultura atuará em duas das seis edições realizadas ao longo do ano, atribuindo valor ao evento através do projeto Cultura nos Bairros, incluindo a utilização do caminhão Palco sobre Rodas. “Isso vai enriquecer a nossa programação”, completou Michelle.

A série Concertos de Gala também contará com fomento para a formação de diferentes plateias, já que a secretaria se prontificou a utilizar seu ônibus como uma opção de transporte gratuito para levar o público de diferentes localidades às noites temáticas. A primeira comunidade a usufruir desta parceria foi a da Granja Guarani, que contou com a condução para participar da Noite Alemã, no dia 16 de maio.

No final de novembro a cidade já conta com uma grande atração: o XV Poeterê, tradicional festival de poesia. Para esse evento a secretaria de Cultura disponibilizou o Palco Sobre Rodas, que contará também com a participação de artistas e alunos dos cursos gratuitos oferecidos pela Secretaria de Cultura. “A Casa de Cultura Adolpho Bloch e Centro Cultural Bernardo Monteverde têm muitos alunos praticantes de modalidades artísticas, como nós. Mandamos a sinopse do evento para os professores desses cursos, que vão conversar com seus alunos e preparar uma série de performances para o festival, além de divulgarem o evento”, explicou Michelle.

Satisfeito com o êxito dos projetos do Centro Cultural FESO Pro Arte, o secretário Ronaldo Fialho constatou que “hoje em dia vincular os conhecimentos da Pro Arte à chancela do poder público através da secretarias de Cultura e Turismo é um ganho muito grande. Quando vemos a Pro Arte realizar esses eventos com conteúdo cultural muito grande, tanto na unidade do centro cultural mas também levando à comunidade, nos sentimos privilegiados em poder contribuir. Tenho acompanhado as noite temáticas e estou muito satisfeito por ver o público comparecendo e prestigiando”.

Fonte: Unifeso
Tags: