UNIFESO forma

primeira turma de Matemática

29/02/2012 - 14:19h

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) formou neste ano a primeira turma de Licenciatura em Matemática. A colação de grau aconteceu no dia 10 de fevereiro, no Auditório Omar Magalhães, no Campus Sede. Agora são dezesseis novos professores de Matemática preparados para atuar na Educação Básica, atendendo às demandas da sociedade e procurando equacionar o problema da carência de docentes na área, conforme proposta do curso. “É enorme a falta de professores de matemática no Brasil, eles são disputados em todo lugar. O Governo Federal tem investido pesado na formação desses profissionais através de programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Certamente a educação na cidade de Teresópolis se beneficia com mais estes profissionais”, avaliou a professora Elaine Maria Paiva de Andrade, coordenadora do curso de Matemática e diretora do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) do UNIFESO. De acordo com ela, os formandos tiveram um ótimo desempenho e apresentaram excelentes trabalhos. Entre eles está Débora Botelho Lopes, que já atua na profissão trabalhando em duas escolas do município de Teresópolis dentro do projeto “Mais Educação”. “Trata-se de um mercado amplo e com muita carência”, ressaltou Débora. Para ela, a prática de ensino voltada para atuação em sala de aula foi um diferencial importante em sua trajetória acadêmica. Em atividade desde 2009, o curso tem a duração de três anos, visando neste período proporcionar aos acadêmicos uma sólida formação teórica e metodológica, além de desenvolver uma atitude contínua de estudo, reflexão e análise de sua prática docente e das pesquisas em desenvolvimento. MEC confere nota máxima ao corpo docente Com nota máxima (cinco) na dimensão que avalia o corpo docente, o curso de Licenciatura em Matemática obteve o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) em 2011. O conceito final foi quatro, o que confere o perfil “bom de qualidade”. “Para receber essa nota alta na avaliação do corpo docente os critérios são muito específicos: tem que ter um percentual de doutores elevado, professores contratados com horário integral, com publicação na área, enfim, a exigência é muito grande”, lembrou a professora Elaine Andrade.

Fonte: Unifeso
Tags: