UNIFESO participa do

10º Congresso da Rede Unida

15/05/2012 - 15:07h

A décima edição do Congresso Internacional da Rede Unida – considerado o maior da área no Brasil, congregando profissionais dos serviços de saúde, comunidade através do controle social, estudantes de graduação e de pós-graduação, além de gestores e docentes – teve a participação de acadêmicos e professores do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) em diversas atividades. Realizado de 6 a 9 de maio, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro, teve como tema “Educação, saúde e participação: a ousadia de construir redes produtoras de vida no cotidiano” abordado nos eixos “Educação”, “Trabalho”, “Gestão”, “Participação” e “Rede Unida”. Educação Permanente é tema de oficina A professora Edneia Martuchelli, da Assessoria de Desenvolvimento de Projetos Institucionais do UNIFESO, atuou como facilitadora na oficina de trabalho “Educação Permanente na formação e desenvolvimento profissional para o SUS – Sistema Único de Saúde”. Segundo ela, “a Educação Permanente é a base dos processos de mudança, seja no ensino ou no trabalho na área da saúde. Isto reflete sobre os processos de trabalho que perpassam o fazer em saúde e discute o papel de cada um, seja docente ou profissional de saúde, para efetivar um modelo de atenção mais justo e equânime”, relatou a professora. Quanto ao UNIFESO, a professora ressalta que este pode ser um método de se pensar a forma como atuam os docentes, os estudantes e o serviço de saúde na formação de novos profissionais, além de discutir soluções para questões importantes referentes às áreas da educação e da saúde tomando o contexto do SUS como eixo. “Assim, pode ser um importante instrumento de apoio à gestão dos processos de mudança”, afirmou a professora Edneia. Mediando rodas de conversa, participaram as professoras Ana Maria Brasílio, dos cursos de Medicina e Enfermagem; e Kátia Felippe, do curso de Enfermagem. As professoras Suzelaine Tanji, coordenadora do curso de Enfermagem; Ana Paula Esteves e Carmem Maria Dantas, dos cursos de Medicina e Enfermagem; e Monique Sandim, coordenadora do curso de Odontologia; entre diversos estudantes do curso de Enfermagem também apresentaram trabalhos no Congresso.

Fonte: Unifeso
Tags: