UNIFESO presta serviços à

população na Calçada da Fama

29/05/2012 - 10:54h

Untitled Document

O público que passou no dia 26 de maio pela Calçada da Fama, no centro da cidade, teve a oportunidade de verificar a pressão arterial, fazer o teste de glicemia capilar, teste respiratório, consulta jurídica, tomar vacina da influenza, observar a exposição de peças anatômicas, entre outras diversas atividades promovidas na tenda de divulgação do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). A ação “UNIFESO promovendo saúde” teve a participação de estudantes e professores da Instituição.

“É importante darmos visibilidade à Instituição no sentido de trabalhar junto à comunidade com ações de promoção à saúde e divulgar os serviços que prestamos à população”, frisou a professora Verônica Santos Albuquerque, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS).  O professor Antônio Henrique Vasconcelos da Rosa, do curso de Enfermagem e coordenador do projeto UNIFESO Abre Portas destacou que “a iniciativa foi da coordenação do curso de Enfermagem, que convidou o UNIFESO Abre Portas para desenvolver atividades junto com outros cursos”. A ideia da ação surgiu com o intuito de apresentar à comunidade a proposta do curso de Enfermagem e as possibilidades de atuação dos profissionais, além de informar que, a partir do segundo semestre de 2012, o curso será oferecido no turno da noite. De acordo com o professor Antônio, mais eventos do tipo estão agendados para acontecer na Ferinha do Alto, no Colégio George March e também para Nova Friburgo.

“A movimentação e o atendimento estão de parabéns, precisamos muito desta atenção”, comentou o aposentado Gildo Faria Serafim. A bijuteira Maria Cristina Motta também aproveitou a oportunidade para checar sua saúde. “Acho que podia ter mais ações desta para população, principalmente para trabalhadores que não tem tempo para ir ao hospital e se cuidar”, sugeriu Maria.

Integração ensino e cidadania

Além das ações de Enfermagem, o público interagiu com a prática profissional de outras áreas do UNIFESO. Também promovendo saúde, o curso de Fisioterapia convidou os transeuntes para alguns testes. “Fizemos teste de caminhada para avaliar o condicionamento do paciente, o que ajuda a traçar um plano de tratamento. Outro teste foi para ver quem tem problema respiratório, como a asma por exemplo, o que é comum entre os teresopolitanos”, contou a estudante Karollina do Nascimento, do sétimo período. Expondo crânios de animais, fetos de boi, entre outros atrativos, o curso de Ciências Biológicas também mostrou suas atividades. “Nunca tinha visto antes o crânio assim de perto”, comentou o pequeno Jonatas Aquino ao observar com atenção os ossos de um hipopótamo. “Nossos estudantes também se caracterizaram de mosquito da dengue distribuindo panfletos para conscientizar a população quanto à prevenção da doença”, ressaltou o professor Carlos Alfredo Cardoso, coordenador do curso.

Na área de humanas e sociais, estudantes do décimo período do curso de Direito compareceram a fim de atender consultas jurídicas, principalmente nas áreas trabalhista e de direitos do consumidor. “São acadêmicos que estão terminando o curso e estagiários do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), que atendem a população na unidade da rua Tenente Luiz Meirelles”, comentou a coordenadora, professora Tânia Barone.

Fonte: Unifeso
Tags: