17/09/2014 - 10:29h
O Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) realizou nos dias 9, 10 e 11 de setembro o IX Simpósio de Educação e o IV Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UNIFESO. Segundo a professora Maria Terezinha Espinosa de Oliveira, coordenadora do curso de Pedagogia, a articulação dos dois eventos é resultado de um processo de integração das licenciaturas iniciado em 2012, “quando submetemos o projeto institucional ao edital do PIBID da CAPES e fomos aprovados. Esse processo de integração das licenciaturas em torno da melhoria da formação docente foi fortalecida ao obtermos uma nova aprovação no edital de 2013 no PIBID. As ações articuladas dos docentes e estudantes na elaboração do projeto institucional e planos de trabalho, além da realização dos encontros de formação que temos desenvolvido oportunizaram a realização deste evento”.
A professora Mariana Beatriz Arcuri, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), salientou que “programas do Ministério da Educação contribuem muito para nós como Instituição de ensino superior, para que possamos promover a mudança de que o país precisa”. O professor Alexandre José Cadilhe, diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, observou que “este é um momento muito importante no sentido de pensarmos na produção institucional – o que estamos produzindo na área de educação com os cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas – e compartilharmos o que estamos projetando como futuros profissionais, assumindo cada um sua função na ciência”.
A abertura aconteceu no dia 9 com a conferência “Formação e Práticas Docentes - Dilemas Contemporâneos” e a participação do professor Hélder Eterno da Silveira, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). “Fico muito à vontade dentro de uma Instituição de ensino, e esta é uma oportunidade de dialogar com quem de fato fará a educação no Brasil. Nosso ofício principal numa Instituição de ensino é a docência, seja em qualquer área, e neste sentido é importante que se invista neste debate em tordo da questão de quem é o professor/profissional que atua na formação de outros profissionais”, notou o palestrante. Para o estudante Pedro Ivo Christianes, do quarto período de Ciências Biológicas, “o assunto que mais chamou atenção foi quando se falou sobre a profissão docente ser levada com seriedade e não como uma obrigação”.
Durante os eventos foram realizadas sessões de pôsteres e mesas redondas. Entre os grupos de discussão, professores e estudantes do curso de Ciências Biológicas formaram a mesa redonda sobre “Os desafios da década”. “Neste encontro foram debatidos temas atuais e relevantes ao biólogo, como questões acerca da água, da biossegurança e dos transgênicos”, contou o professor Carlos Alfredo Franco Cardoso, coordenador do curso.