UNISAL aplica a metodologia

de ensino Peer Instruction.

05/06/2012 - 11:13h

Alunos do UNISAL Lorena estão vivenciando em algumas disciplinas uma experiência inovadora de aprendizagem.Disciplinas inovadoras

Trata-se da metodologia do Peer Instruction ou Aprendizagem pelos Pares, um método de ensino criado pelo professor Eric Mazur, do Departamento de Física da Universidade Harvard, EUA, e trazida para o UNISAL pelos Diretores da Unidade.

Nesse método, o aluno deve ler os textos em casa e ficar atento às explicações do professor para responder às questões durante a aula. No momento das respostas, o professor já identifica se os alunos compreenderam ou não a matéria dada.

Peer Instruction está sendo aplicado desde fevereiro de 2012 em 11 classes dos cursos de Direito, História e Pedagogia. E desde o dia 29 de maio, conta com um equipamento eletrônico, o clicker, que facilita sua aplicação. Os aparelhos, adquiridos pelo UNISAL nos EUA, foram utilizados, pela primeira vez, pelos alunos do terceiro ano matutino do curso de Direito, durante a aula do professor Antonio Sávio da Silva Pinto. (foto em destaque)

O professor Antonio Sávio comenta que, desde a primeira aula, os alunos estão empolgados e envolvidos no processo de implantação da nova metodologia.

“Eles têm demonstrado interesse e responsabilidade na execução das propostas (leitura prévia e participação nas aulas), que permitem a verificação imediata do aprendizado e a utilização de conceitos. Os alunos que erram as questões, imediatamente perguntam o porquê de terem errado e buscam as explicações com os colegas ou, se necessário, com o professor”, relata Antonio Sávio.

Ele avalia também que, nesta fase experimental do projeto, algumas dificuldades são identificadas pelos professores, como o tempo médio de preparação de uma aula, que chega a 10 horas, o que exige grande empenho do professor. Além disso, se faz necessária uma total reestruturação dos conteúdos/temas abordados no semestre.

O UNISAL está avaliando a aplicação da metodologia do Peer Instruction, mas já constata que ela permite ao professor aprimorar o processo ensino-aprendizagem e ter acesso detalhado ao desenvolvimento acadêmico de cada um dos seus alunos. A expectativa da Instituição com esse método é elevar o grau de conhecimento dos alunos e seu desempenho na vida profissional.

Os estudantes aprovam a metodologia, como é possível perceber nas aulas. A aluna Vivian, do 3º ano de Direito, resume a reação do grupo neste depoimento: “a metodologia chegou de forma revolucionária, tanto para mim como para meus colegas de sala. Interagir logo após a explicação da matéria é notificar de forma real o que aprendemos há poucos minutos, facilitando a concepção ampla e objetivamente. Além disso, nos sentimos tecnologicamente muito bem atendidos, talvez muito mais do que nas instituições de ensino de grandes capitais”.

Novas metodologias

O interesse do UNISAL por novas metodologias de aprendizagem faz parte da busca constante da excelência no ensino.

Assim, desde o segundo semestre de 2011, um grupo de professores do UNISAL Lorena está trabalhando no projeto que estuda Metodologias Ativas de Aprendizagem, especialmente o Peer Instruction.

O projeto é supervisionado pelo NAP – Núcleo de Assessoria Pedagógica –,  setor responsável pela formação permanente dos docentes e pela pesquisa a respeito de práticas pedagógicas inovadoras, e acompanhado pelo diretor Fábio Reis.

Em janeiro deste ano, no dia 26, diretores e professores do UNISAL e de outras instituições de ensino superior tiveram a oportunidade de assistir à palestra do criador do Peer Instruction, professor Eric Mazur, no campus Santa Teresinha, SP.

Ele falou sobre o tema “Memorização ou compreensão: estamos ensinando o certo?”, quando explicou a proposta, que utiliza nas aulas em Harvard e que vem ganhando adeptos em diversas universidades.

Os professores do UNISAL Lorena que estão utilizando o método Peer Instruction em suas aulas são: no curso de História, Antonio Tadeu Miranda Alves e Mário Dias; no Direito, Antonio Sávio da Silva Pinto e Milena Zampieri Sellmann; e na Pedagogia, Marcilene Rodrigues Bueno e Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva. A profa. Sonia Koehler faz parte do NAP e atua na catalogação e análise dos dados da aplicação do projeto.

Fonte: Unisal
Tags: