Ser Universitario
 
 

UNITAU participa das ações da Semana de Aleitamento Materno

O Banco de Leite Humano em Taubaté, em parceria com a Universidade, realiza diferentes ações de conscientização

30/07/2014 - 12:56h

A Universidade de Taubaté (UNITAU), em parceria com o Banco de Leite de Taubaté, realiza, entre os dias 1º e 8 de agosto, atividades educativas e de promoção à saúde, como parte da Semana Mundial de Aleitamento Materno. Um dos destaques da programação é um encontro de mães que acontece no domingo, dia 2, na Praça Santa Terezinha.

Também integram a programação: palestras com especialistas, rodas de conversa de incentivo à amamentação, blitz educativas em postos de saúde, capacitação de doadoras, entre outros assuntos relacionados ao aleitamento materno (a programação completa segue abaixo).

A Semana visa esclarecer para a comunidade informações sobre a amamentação e sua importância, oferecer dicas e discutir temas relacionados, com o objetivo de conscientizar as mães sobre a necessidade de amamentar e de doar leite. Os eventos são gratuitos e abertos para a população.

No domingo, será realizado um ato simbólico, o “mamaço”, no qual as mães se reúnem para amamentar os filhos em um mesmo local, ao mesmo tempo. “Essa atividade acontece no país inteiro, em diferentes cidades, como forma de apoio e promoção à amamentação”, disse a Profa. Dra. Alexandra Magna Rodrigues, nutricionista da UNITAU.

A enfermeira do Banco de Leite, Priscila Barbosa, destaca a importância das ações educativas que ocorrerão durante a Semana. “A expectativa é grande, faz tempo que não organizamos um ciclo de palestras com especialistas. Esperamos intensificar a campanha de doadoras.”

Ela explica que toda mulher que está amamentando é uma potencial doadora e que o leite doado beneficia diversos bebês, especialmente aqueles que se encontram internados em hospitais e precisam do alimento.

 

Confira a programação:

 

01/08 (sexta-feira):

Manhã: blitz de captação de doadoras e incentivo à amamentação no Hospital São Lucas e no Hospital Universitário de Taubaté.

Tarde: blitz nos PAMOs de Taubaté (distribuição de cartazes e folders sobre doação de leite humano).

 

03/08 (domingo) – Mamaço

Local: Praça Santa Terezinha

Horário: 15h

 

05/08 (terça-feira) – Palestras

Local: Anfiteatro do campus do Bom Conselho - UNITAU

8h30 às 9h30 – Palestra de abertura: Semana Mundial de Aleitamento Materno e os objetivos do milênio, com o Prof. Dr. Ciro João Bertoli, pediatra da UNITAU

10h às 11h – Palestra: Amamentação e os benefícios para a saúde da mulher, com o Prof. Dr. Renato Coimbra Mazzini, ginecologista com especialização em mastologia e professor da UNITAU

 

06/08 (quarta-feira) – Roda de conversa sobre autonomia da mulher

Local: Anfiteatro do campus do Bom Conselho - UNITAU

Horário: 8h30

 

07/08 (quinta-feira) – Palestras

Local: Anfiteatro do campus do Bom Conselho - UNITAU

9h às 10h – Palestra: Benefícios da amamentação no combate à mortalidade infantil, com o Prof. Dr. Celso Luiz de Sá Rodrigues, pediatra e professor da UNITAU

10h30 às 11h30 – Palestra: Amamentação e a erradicação da extrema pobreza e a fome, com a Profa. Dra. Alexandra Magna Rodrigues, coordenadora do CEATENUT (Centro de Educação Alimentar e Terapia Nutricional) da UNITAU

* Amamentação e Sustentabilidade Ambiental

Palestrante: Mirella Bagdadi – doula e coordenadora conjunta com a doula Carolina Rodrigues da Roda Sementeira do Nascer.

 

08/08 (sexta-feira)

Manhã: blitz de captação de doadoras e incentivo à amamentação no Hospital São Lucas e Hospital Universitário de Taubaté

Tarde: chá de encerramento com doadoras do Banco de Leite Humano, às 15h, na Casa da Criança


Fonte: Unitau
Tags: