Universidade realiza a entrega de Bolsas Ibero-Americanas

Alunos foram contemplados com bolsa de estudos no exterior

03/07/2015 - 11:34h

Untitled Document

A Universidade de Taubaté (UNITAU) realizou a entrega das Bolsas Ibero-Americanas do Santander aos seis alunos contemplados deste ano. O programa tem o objetivo de fazer com os estudantes cresçam no mercado de trabalho, tendo experiências no exterior.

Nesta edição, os alunos Matheus Romanelli de Aguiar e Lidiane Ayres de Morais Cruz, de Comércio Exterior, Wagner Parras, de Ciências Econômicas, Aline Abreu Soares de Andrade, de Arquitetura e Urbanismo, Ana Paula Sumita, de Psicologia, e Hyssarlik Favre Marcopoulos, de Jornalismo, foram contemplados com uma bolsa de três mil euros cada para custear o intercâmbio.

A Pró-reitora Estudantil da UNITAU, Profa. Ma. Angela Berbare, afirma que a Bolsa é uma oportunidade do aluno se destacar futuramente no mercado de trabalho, além de ser uma experiência de vida. “É uma experiência valiosa e com certeza quem faz o intercâmbio volta diferente, com a mente modificada, pronta para reavaliar muita coisa.”

O intercâmbio tem a duração de seis meses e os alunos podem escolher a Instituição na qual irão estudar, dentre as participantes do programa. A estudante Aline, de Arquitetura e Urbanismo, realizará o intercâmbio no Chile, na Universidad Mayor. "Essa experiência cultural tem uma grande importância, pois cursar Arquitetura viajando é essencial. E se não fosse esse programa, talvez eu não conseguisse realizar meu sonho”, disse. “Essa viagem também é muito importante para aperfeiçoar meus idiomas, pois já sou professora de inglês e quero voltar falando o espanhol fluente”, completou.

Já os amigos Matheus e Wagner irão para a Universidad Autónoma de Yucatán, no México. “O intercâmbio é uma experiência que faz com que tenhamos contato com pessoas do mundo todo e é um diferencial no currículo. Acredito que vai ajudar muito na procura de um emprego quando retornarmos para o Brasil”, explica Matheus.

“Conheceremos novas pessoas e novas culturas, isso vai nos ajudar no desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal. Hoje em dia, para o mercado de trabalho, é muito importante uma experiência internacional, o domínio de idiomas”, continuou.

Ana Paula está no 3º semestre de Psicologia e disse que o resultado da Bolsa foi recebido com surpresa. “Foi uma mistura de satisfação com surpresa, é a realização de um sonho”, afirmou ela, que frequentará a Universidad de Salamanca, na Espanha.

“Vou cursar matérias que não tenho na grade do meu curso, pois os currículos têm diferenças. Acho interessante viver coisas que aqui não aprenderia, esse é o mais importante”, disse Hyssarlik, que está no 5º semestre de Jornalismo e estudará na Universidad de Valladolid, na Espanha.

Cursando o 5º semestre de Comércio Exterior, Lidiane acredita que a Bolsa é uma forma de incentivo para que os alunos estudem. “Cursar uma Universidade já é um passo, ter um diferencial é algo a mais. O intercâmbio nos permite ir além da sala de aula”, ressalta ela, que ficará com a amiga Hyssarlik na Universidad de Valladolid.

Fonte: Unitau
Tags: