IFOOD DELIVERY
Ser Universitario

STONE

Vila Mariana empresta livro em 10 idionas

Única do gênero na América Latina, biblioteca tem acervo com cerca de 11 mil obras para os usuários.

09/09/2013 - 16:50h

Crianças e  adolescentes de São Paulo ganharam este mês uma  biblioteca infantil multilíngue, a primeira do gênero na América Latina.  Localizada dentro do Centro Universitário Belas Artes , na Vila Mariana, Zona Sul, o espaço possui acervo inicial de 11 mil livros em dez idiomas, entre eles espanhol, japonês, inglês, francês, alemão, italiano e português. A ideia é que, além de escolas e creches, o espaço aberto à comunidade receba também estudiosos do tema, professores e interessados em geral.

A jornalista Duda Porto de Souza foi quem idealizou o projeto e levou de seu acervo pessoal para a biblioteca cerca de seis mil livros, fruto de viagens e colaboração de outras pessoas. “A Duda tinha o projeto, mas faltava espaço físico. Então nós abraçamos a causa e deu certo”, conta Leila Rabello de Oliveira, gerente do centro gestor de informação da Belas Artes. Livros com capas coloridas,  interativas e brilhantes é o que não falta.

Leila conta que as obras não são divididas por idioma para despertar a curiosidade. “A ideia é não separar os livros nacionais dos estrangeiros para que a criança passe os olhos pelas estantes, escolha a obra pela capa e só depois perceba que o idioma não é o que está acostumada e pelo qual, quem sabe, futuramente ela possa se interessar ”, diz.

“Eu achei maravilhoso. É o sonho de toda creche ter uma biblioteca assim”, elogia a professora de educação infantil Sandra Josino, de 40 anos, que estava no local com uma turma de 20 alunos com 4 anos de idade, de uma creche da Vila Prudente, na semana passada.

mais facilidade/ Atualmente, o acesso  é feito por dentro da universidade, mas  para facilitar , a entrada futuramente será feita em frente à biblioteca.

Localização e horário de funcionamento

A biblioteca fica na Rua Dr. Álvaro Alvim, 90, Vila Mariana. O local fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 9h às 16h. Para empréstimo, é necessário RG ou CPF do menor de idade ou do responsável e comprovante de residência. Máximo de cinco livros por vez e prazo de 15 dias.

Fonte: Belas Artes
Tags: