Vila Mariana empresta livro em 10 idionas

Única do gênero na América Latina, biblioteca tem acervo com cerca de 11 mil obras para os usuários.

09/09/2013 - 16:50h

Crianças e  adolescentes de São Paulo ganharam este mês uma  biblioteca infantil multilíngue, a primeira do gênero na América Latina.  Localizada dentro do Centro Universitário Belas Artes , na Vila Mariana, Zona Sul, o espaço possui acervo inicial de 11 mil livros em dez idiomas, entre eles espanhol, japonês, inglês, francês, alemão, italiano e português. A ideia é que, além de escolas e creches, o espaço aberto à comunidade receba também estudiosos do tema, professores e interessados em geral.

A jornalista Duda Porto de Souza foi quem idealizou o projeto e levou de seu acervo pessoal para a biblioteca cerca de seis mil livros, fruto de viagens e colaboração de outras pessoas. “A Duda tinha o projeto, mas faltava espaço físico. Então nós abraçamos a causa e deu certo”, conta Leila Rabello de Oliveira, gerente do centro gestor de informação da Belas Artes. Livros com capas coloridas,  interativas e brilhantes é o que não falta.

Leila conta que as obras não são divididas por idioma para despertar a curiosidade. “A ideia é não separar os livros nacionais dos estrangeiros para que a criança passe os olhos pelas estantes, escolha a obra pela capa e só depois perceba que o idioma não é o que está acostumada e pelo qual, quem sabe, futuramente ela possa se interessar ”, diz.

“Eu achei maravilhoso. É o sonho de toda creche ter uma biblioteca assim”, elogia a professora de educação infantil Sandra Josino, de 40 anos, que estava no local com uma turma de 20 alunos com 4 anos de idade, de uma creche da Vila Prudente, na semana passada.

mais facilidade/ Atualmente, o acesso  é feito por dentro da universidade, mas  para facilitar , a entrada futuramente será feita em frente à biblioteca.

Localização e horário de funcionamento

A biblioteca fica na Rua Dr. Álvaro Alvim, 90, Vila Mariana. O local fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 9h às 16h. Para empréstimo, é necessário RG ou CPF do menor de idade ou do responsável e comprovante de residência. Máximo de cinco livros por vez e prazo de 15 dias.

Fonte: Belas Artes
Tags: