Fies tem 264 mil novos contratos e 296 mil à espera de renovação, diz MEC

22/04/2015 - 14:01h

O Fies), 296 mil ainda precisam ser renovados. Além disso, 264 mil novos contratos já foram feitos para estudantes que solicitaram o financiamento estudantil pela primeira vez este ano. O prazo termina no próximo dia 30, e o MEC diz que, se for necessário, as inscrições serão prorrogadas para que todos os alunos possam ter seus contratos renovados.

Os estudantes devem fazer a inscrição no site do Fies. Em Entrevista ao 'Jornal Hoje' (veja acima), o secretário-executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, disse que não há problemas no site do Fies e que "todos os estudantes que já estão no programa têm garantido a sua renovação". Mesmo assim, muitos estudantes dizem estar com problemas para fazer a inscrição.

A BATALHA DO FIES

entenda as mudanças no programa

Desde 30 de março, com a entrada das novas regras do Fies, para fazer a inscrição, o estudante deverá ter nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional Do Ensino Médio e não ter tirado nota zero na redação.

O Ministério da Educação conseguiu na Justiça derrubar as liminares que suspendiam as novas regras do Fies. Com isso, as instituições particulares de ensino superior não podem aumentar as mensalidades acima do teto de 6,4%.

A PUC de Campinas avisou aos alunos interessados que eles não vão receber o benefício do Fies porque optou por reajustar a mensalidade em 9%, acima do teto determinado pelo governo.

O Fies permite ao estudante cursar uma graduação em uma instituição particular e, depois de formado, pagar as mensalidades a uma taxa de juros de 3,4% ao ano. O aluno só começa pagar após 18 meses de concluído o curso.