Alunos do IBTA criam app para ajudar a resolver os problemas de São Paulo

24/04/2017 - 11:16h

Alunos do IBTA criam app para ajudar a resolver os problemas de São Paulo

Contribuir para resolver os problemas de São Paulo. Esse é o desejo do casal Karina Maria da Silva e William Barbosa, moradores da cidade e estudantes do curso de Banco de Dados, no Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada (IBTA), os dois tiveram a ideia de unir a política com a tecnologia em apenas um aplicativo: o Cidade Linda.

Problemas como acessibilidade, água ou esgoto, buraco, iluminação, pichações, sinalizações e segurança são enviados ao aplicativo e solucionados pela prefeitura de São Paulo. Desde novembro, quando a ferramenta foi criada, mais de 700 demandas já foram encaminhadas e estão em processo de verificação nas pastas responsáveis.

"Nós estávamos conversando com o nosso Professor da Faculdade na sala de aula e essa ideia evoluiu. Na época ainda não existia o nome Programa São Paulo Cidade Linda do João Dória. O nome dos dois projetos foi uma feliz coincidência e conseguimos aproveitar", afirma Karina.

Para usar é fácil: ao encontrar algo fora do normal pela cidade, basta baixar o app, disponível no sistema Android ou IOS, informar o endereço, tirar uma foto e selecionar a categoria. Clicando no botão relatar, o cidadão cadastra a reclamação e o aplicativo a envia direto para a Prefeitura solicitando um prazo para a solução.

Segundo William Barbosa, o curso do Centro Universitário IBTA ajudou bastante na criação da ferramenta. “A universidade foi fundamental. A forma de se relacionar com o educador permitiu uma troca de experiências que deram origem a ideia”, explica.

Na carona da tecnologia, o Centro Universitário IBTA propôs, recentemente, um novo desafio aos seus formandos de MBA. Ao invés do tradicional trabalho de conclusão de curso (TCC), os alunos vão ter que desenvolver um projeto de novo negócio, no formato de startup.

“Queremos impulsionar cada vez mais as novas ideias dos nossos alunos. O objetivo do IBTA é justamente formar profissionais que saiam para o Mercado De Trabalho preparados para o trabalho”, afirma o diretor do centro universitário, Winston Sonehara.

Sobre o IBTA

O IBTA foi fundado pelo Grupo IBMEC em São Paulo em 2001, com o objetivo de ser um centro de excelência em educação superior nas áreas de tecnologia, gestão e administração. Hoje, o Centro Universitário pertence ao grupo CETEC Educacional. Localizado na Avenida Paulista, mantém Cursos De Graduação e pós-graduação, além de um centro de treinamento de excelência e parcerias com grandes empresas para o desenvolvimento profissional de seus estudantes. Possui Professores qualificados, com ampla experiência de mercado, e disciplinas que oferecem formação em gestão empresarial.

Sobre o CETEC Educacional

Holding criada em 2005, tem o controle da ETEP Faculdades, com unidades em São José dos Campos, Jacareí e Taubaté, da Faculdade Bilac, em São José dos Campos, além do IBTA, em São Paulo. No total, as três instituições do grupo contam com 12 mil alunos atualmente. Seu foco é oferecer cursos de graduação de qualidade e formar profissionais com competências que façam a diferença no mercado de trabalho.

Fonte: linhascomunicacao.com.br