Enem Unip
Ser Universitario
 
STONE

Dia Mundial do Livro

22/04/2016 - 12:30h

23 de abril é o Dia Mundial do Livro. Em um mundo cada vez mais tecnológico, onde as crianças já nascem interagindo com vídeos e jogos no computador, tablets e smartphones, despertar o interesse pela leitura não é uma tarefa fácil. Especialmente em nosso país - onde o brasileiro lê, em média, apenas quatro livros por ano, segundo a última pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em 2012. O número é baixo e destaca a importância do incentivo à prática desde cedo. “A leitura beneficia em muitos sentidos, entre eles, melhora o aprendizado, a pronuncia das palavras e a criatividade. Quem lê tem mais chance de se expressar melhor, enriquece o vocabulário, a comunicação e adquire cultura. No entanto, é importante que ela seja um bem prazeroso, exercitado constantemente e deve começar o quanto antes”, explica a professora Jacqueline De Mattos, coordenadora pedagógica do colégio Le Petit Galois, em Brasília, e escritora de livro infantil.

Para fomentar a leitura em seus alunos, a instituição conta com o Projeto Literário, que promove iniciativas voltadas para despertar o gosto pela literatura, como debates e dias de autógrafo com autores de livros. No dia 26 de abril, por exemplo, a turma do terceiro ano do Le Petit conhecerá de perto o escritor da obra O Menino que Achava que Empinava Pipa, João Rodrigues. “O livro conta a vida de um garoto cujo sonho era empinar pipa, mas como o pai não fazia uma para ele, ele criou a sua própria. É uma história que fala de sonhos, resgata a brincadeira de rua e ainda mostra a importante amizade entre pai e filho. Tivemos a oportunidade de convidar o autor a conversar com esses alunos, que estão aguardando ansiosos por este momento. Acreditamos que estreitar a relação de amizade entre o autor e o leitor ajuda a criança a acumular experiências relacionadas à leitura e a motivará a seguir em frente”, avalia a professora.

Outra atividade que faz parte do Projeto Literário do Le Petit Galois é o Sarau Poético, iniciativa que acontece todos os semestres e já entrou para o calendário oficial da escola. A próxima edição já tem data marcada. Será no dia 28 de abril, em dois turnos: pela manhã, a partir das 8h, e à tarde, a partir das 14h. “Nesta atividade, são as crianças que produzem seus próprios textos e as poesias que serão apresentadas aos amigos, Professores e a família, sempre convidadas a participar e contribuir com o incentivo deste trabalho. É um momento para a soma de conhecimentos, descobertas e vivências coletivas. Ao promover esse encontro, o colégio ultrapassa seus muros e se fortalece como pólo cultural. As famílias tornam-se parte da escola, gerando um impacto positivo na vida escolar de seus filhos”, conclui Jacqueline De Mattos.


Fonte: Tríplice Comunicação

Visa dia dos Pais

Compartilhe e exponha sua opinião...

Mais notícias
Veja todas as noticias