15/04/2016 - 08:24h
O modelo de pagamento conhecimento como freemium foi introduzido na App Store no ano de 2009 e acabou alterando muita coisa, tanto no comportamento dos usuários quanto nas estratégias dos desenvolvedores. Nesse artigo, vamos entender as três principais ferramentas de marketing mobile e assim traçar a estratégia certa para o sucesso do seu aplicativo.
Vamos começar falando do modelo que mais chama a atenção dos usuários. Os aplicativos em que ele pode fazer o download gratuitamente. A maioria desses apps usam duas formas de monetização: coleta de dados pessoais e exibição de publicidade em sua tela. A Apple gerencia os anúncios nas telas e locais que você determinar e fica com uma porcentagem por clique.
Portanto, você desenvolvedor ao utilizar essa estratégia e deixar seu aplicativo gratuito tem que focar sua estratégia em conseguir um número muito expressivo de downloads. Ou seja, quanto mais, melhor, para assim conseguir mais cliques nos anúncios ou mais dados de usuários.
Os aplicativos descritos como “Premium” são pagos pelo usuário. Assim, os desenvolvedores cobram pelo download e não utilizam da propaganda excessiva. O resultado é um aplicativo mais limpo que proporciona uma melhor experiência para o usuário. Do valor cobrado pelo seu aplicativo 30% fica com a Apple e 70% com o desenvolvedor.
Nessa modalidade ainda podemos incluir os aplicativos “Lite” que funcionam como uma “degustação”. Eles estão disponíveis gratuitamente por algum período de tempo ou com apenas algumas funções e depois, caso o usuário opte, pode adquirir o aplicativo e continuar utilizando.
Freemium é o modelo de pagamento que vem se demonstrando o mais eficaz da App Store. Apesar de gratuito para download, o usuário tem que pagar para liberar algumas funcionalidades ou ganhar tempo. Esse ciclo pode tornar o aplicativo bastante rentável.
Esse modelo é utilizado, principalmente, em jogos de RPG como o Clash Of Clans, que para economizar tempo você pode adquirir “moedas” e continuar a evoluir sua cidade antes de seus inimigos.
Essa modalidade é cada vez mais popular entre os desenvolvedores e entra no lado psicológico do usuário. Os conteúdos dos jogos mudaram e, além de entreter, têm o objetivo principal de gerar o vício e aguçar a competitividade, assim o aplicativo sempre vai gerar receita.
Agora que você conhece um pouco melhor das principais ferramentas para deixar seu aplicativo rentável, qual você acha a melhor? Deixe seu comentário.
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