III Simpósio de Direitos Humanos e Políticas Públicas da PUCPR debate desafios do cenário contemporâneo

04/10/2019 - 12:46h

Documento sem título

Objetivo é reforçar a valorização de uma sociedade mais inclusiva, de respeito à diversidade, com políticas públicas de qualidade e iniciativas sociais

O III Simpósio de Direitos Humanos e Políticas Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) traz para a Universidade debates sobre os desafios do cenário atual brasileiro, a agenda das organizações sociais, pautas coletivas que enfatizem a garantia, a defesa e a consolidação dos Direitos Humanos e das Políticas Públicas.

Com o tema “Participação, Democracia, Direitos e Justiça Social”, o Simpósio será realizado entre os dias 07 e 09 de outubro de 2019. “O evento acontece em resposta aos desafios conjunturais, que demandam o aprofundamento de debates e ações, a partir da produção de conhecimentos relevantes na área de Humanidades, especialmente em Direitos Humanos e da Teologia Pública, com importante participação de várias organizações da sociedade civil”, explica a professora Jucimeri Silveira,  coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos da  PUCPR.

“O cenário de ampliação de  conflitos e violências, em um contexto de aprofundamento da desigualdade, requer a união de esforços coletivos em defesa de direitos e da democracia, a exemplo da Campanha Fraternidade e Políticas Públicas, coordenada pela CNBB, que também participou ativamente da organização do nosso Simpósio. A Universidade também está fazendo sua parte por uma sociedade mais justa e humana ”, ressalta.

O encontro promoverá debates sobre os efeitos da reforma previdência, medidas de austeridade, além de ações que intensificam a violência e aprofundam a desigualdade. O objetivo é reforçar a importância de políticas públicas sociais e de promoção dos direitos humanos, com valorização de uma sociedade mais inclusiva e de respeito à diversidade.

As oficinas, mesas e atividades programadas oportunizam o diálogo e a partilha de experiências, saberes e conhecimentos sobre políticas públicas e políticas transversais, notadamente para mulheres, infâncias e juventudes, população em situação de rua, população LGBTI+, migrantes, povos tradicionais (indígenas, quilombolas, faxinalenses, ribeirinhas, ciganos), soberania alimentar, políticas agrária e urbana, entre outras.

O simpósio busca, ainda, a construção de redes de diálogo e defesa de direitos coletivos, de modo a construir na formulação de políticas públicas e iniciativas sociais, com centralidade na organização popular e no fortalecimento dos espaços de participação social.

As inscrições são gratuitas e limitadas ao número de vagas disponíveis. Para mais informações, acesse: http://bit.ly/2mF1vsN
Fonte: PUCPR