IFOOD DELIVERY
Ser Universitario
 
STONE

PROTAGONISTAS OU VÍTIMAS

15/12/2015 - 08:02h

            Podemos encontrar na sociedade dois modelos ou posturas de pessoas que se revelam nos ambientes de trabalho, ambientes familiares, ambientes políticos, ambientes religiosos, ambientes sociais: aqueles que fazem o papel de protagonistas e aqueles que fazem o papel de vítimas. 

            Aqueles que assumem o papel de vítimas vivem reclamando de sua situação, se colocam como coitados; que não têm voz e nem vez; que ninguém olha para eles; que são esquecidos; que passam necessidades; que já tentaram de tudo. Acordam já justificando que não têm oportunidades; que são excluídos; que são esquecidos pelos governantes; que são pobres.

            No papel de vítimas se acomodam, não participam de nada, não querem mudanças, dizem que não são valorizados, que merecem um cargo melhor, que ganham pouco, não desenvolvem suas potencialidades, falam mal de quem cresce e progride, espalham fofocas, são individualistas e mesquinhos,  não se atualizam nem investem no seu aprimoramento humano e profissional. 

            Aqueles que assumem o papel de protagonistas acreditam no seu potencial, buscam atualização e estão sempre se aprimorando em seu campo humano e profissional. Procuram analisar as situações do cotidiano e se esforçam para encontrar saídas, respostas e soluções. Sabem elogiar e parabenizar aqueles que crescem e progridem. São criativos, participam e são ativos. Cuidam de sua saúde e equilíbrio. Contribuem para as mudanças significativas em seu entorno. 

            Como protagonistas, aproveitam as oportunidades e não se deixam vencer nem pelo medo e nem pelas dificuldades. Tudo que vivenciam é motivo de aprendizagem. Desenvolvem projetos, são solidários e amorosos consigo  mesmos e com os outros. Pensam positivo e buscam motivos para viver  e fazer suas opções ao longo de sua vida.

            Você já pensou  no que quer ser? Como quer estar daqui dez anos? Quais são seus projetos? O que você almeja para sua vida? Quantos anos você quer viver? Lembra-se da pedagogia do eco? O que você pensa e fala, volta para você! Quem semeia, planta, colhe!  A escolha é sua: ser vítima ou protagonista! 

Pedro Richalski: Educador, Filósofo, Escritor, Terapeuta, Palestrante


Fonte: Pedro Richalski

STONE EMPREENDEDOR

Compartilhe e exponha sua opinião...

Mais notícias
Veja todas as noticias