Quem não gosta de um cafézinho quentinho?

17/02/2017 - 08:50h

Untitled Document

Para conhecer: Museu do Café

Recontando a história de um dos mais populares e importantes produtos do Brasil, o Museu do Café, em Santos, também é símbolo da comercialização do grão

Para conhecer: Museu do Café

Fonte: Shutterstock

Quem não ama um cafezinho? Ou aquele cheirinho de café fresco invadindo o ambiente? Então, imagine um local dedicado completamente a essa maravilha. Localizado em Santos, o Museu do Café reconta a história de um dos mais importantes e populares produtos do Brasil e ainda é referência na sua comercialização. Os ingressos custam R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada). A visitação é gratuita aos sábados.

Inaugurado em 1998, o museu fica onde antes se encontrava o palácio da antiga Bolsa Oficial de Café, inaugurado em 1922. Até meados de 1970, a Bolsa concentrava tudo o que estava relacionado à comercialização do grão. No entanto, com o passar dos anos, ela acabou por perder sua utilidade e foi fechada. Em abril de 1986 foi proclamada a sua extinção.

Após a deliberação sobre a viabilidade de se criar um museu, o prédio passou por um processo de restauração coordenado pelo arquiteto Samuel Kruschin, em 1997. Em 1998, o Museu do Café é finalmente inaugurado. Contanto com o salão do pregão como destaque, o local ainda traz pinturas clássicas como O Porto de Santos em 1822 e A Fundação da Vila de Santos – 1545”, de Benedicto Calixto.

O local conta ainda com uma exposição de média duração sobre o café como patrimônio cultural do Brasil e mostrars temporárias. Há também áreas de preservação e pesquisa que disponibilizam publicações e documentos sobre o tema, além de contar com o Centro de Preparação de Café, que oferece cursos e oficinas sobre o preparo da bebida.

O local ganhou uma cafeteria em 2000, que traz diversas opções da bebida vindas dos mais diferentes pontos do país. É possível apreciar na hora ou levar para casa.

INFORMAÇÕES:

Onde: Rua XV de Novembro, 95, Centro Histórico, Santos

Horário de Funcionamento: Terça a sábado das 9h às 17h e aos domingos das 10h às 17h

Valor: R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada). A visitação é gratuita aos sábados

Que tal conhecer mais sobre a sua cidade? O Para Conhecer traz dicas de museus, bibliotecas, exposições e o que for interessante, barato (ou gratuito) para você ficar sabendo!

Fonte: Universia