Sesc Mato Grosso do Sul adota programa bilíngue para alunos a partir de 3 anos de idade

17/10/2016 - 11:39h

Mais de 1.500 estudantes de classe média a baixa têm acesso ao pioneiro programa de ensino bilíngue do Brasil, SYSTEMIC BILINGUAL

Buscando oferecer o melhor ensino para seus alunos, capacitando-os para o mercado de trabalho, as Unidades Horto e Três Lagoas da Escola do Sesc (Serviço Social do Comércio) Mato Grosso do Sul (MS) implementaram o pioneiro programa de ensino bilíngue do Brasil, SYSTEMIC BILINGUAL. Todos os alunos das duas unidades já frequentam as aulas bilíngues, ministradas por 15 Professores de inglês treinados pelo programa. No total, são 1.576 estudantes entre alunos da Educação Infantil do Nível I ao Nível III, que são crianças de 3 a 5 anos, e Ensino Fundamental do 1° ao 9° ano.

O Sesc, presente no MS há 23 anos, está sempre em busca das melhores metodologias educacionais para oferecer aos seus alunos e entende a atual necessidade do mercado em relação ao aprendizado de outro idioma, além do conhecimento de outras culturas. Por isso, segundo Maria Auxiliadora Martins Castro Rosa, diretora do Departamento de Programas Sociais do Sesc MS, o objetivo principal da escola ao adotar um programa de ensino bilíngue é proporcionar oportunidades igualitárias de educação para seu público-alvo, os comerciários.

Há mais de 10 anos no mercado, o SYSTEMIC BILINGUAL utiliza a interdisciplinaridade como base para o seu programa. São diversos tópicos que abordam assuntos dentro da matemática, ciências, história, geografia, artes, culinária e educação física. A eficácia do método se dá pela maneira como o conteúdo das matérias escolares é integrado à língua estrangeira, permitindo que o aluno construa naturalmente a sua própria linguagem até atingir a fluência. Além das vantagens para a criança, o Systemic também oferece uma série de benefícios para a escola, como assistência contínua da equipe da empresa, livro didático próprio para os alunos em formato de fichário, assessoria na seleção de professores capacitados, aulas testadas e aprovadas, diferentes formatos de implantação para atender as necessidades da escola (programas intra ou extracurricular) e resultados comprovados por meio de certificação internacional Cambridge para alunos concluintes.

Esse serviço diferenciado foi o que fez o Sesc optar por adotar o programa SYSTEMIC BILINGUAL “O Systemic nos apresentou uma proposta de implantação específica para nossas escolas, com material didático diferenciado e com acompanhamento técnico constante em nossas unidades”, comenta Maria Auxiliadora. Inclusive, no Sesc MS há um representante Systemic que trabalha full time nas duas unidades da escola justamente para acompanhar o desenvolvimento do programa e garantir a qualidade do ensino, com resultados positivos.

Há 8 meses com o programa na grade e já bem concretizado nas escolas, o Sesc MS já percebe resultados surpreendentes com os alunos: “Conseguimos ver evolução em nossos alunos. Podemos notar que todos eles estão caminhando para o bilinguismo e que a maioria já consegue estabelecer uma interação produtiva em inglês”, afirma Maria Auxiliadora. Como a implementação do programa ainda é recente, os alunos não realizaram os exames de Cambridge, mas a escola já estuda a possibilidade de implantá-los a partir dos próximos anos.

Rone Costa, gerente de desenvolvimento do Systemic, afirma que o grande diferencial do SYSTEMIC BILINGUAL, que nenhum outro programa do mercado oferece, é que ele foi desenvolvido ao longo de vários anos, após observações em salas de aula autênticas nos Estados Unidos e Inglaterra, mas levando em consideração os interesses das crianças brasileiras. Por isso, as aulas são criadas considerando os diferentes estilos de aprendizagem dos alunos e o conceito de inteligências múltiplas, o que torna o conteúdo ainda mais atraente para as crianças. Além disso, o Systemic também é a única empresa com programa bilíngue no Brasil credenciada por Cambridge como centro autorizado para aplicação de seus conceituados exames internacionais.

“O programa bilíngue é sucesso na escola. Além da resposta positiva dos alunos, temos o feedback dos pais e responsáveis muito satisfeitos com a nossa proposta e felizes com o desenvolvimento dos nossos alunos”, finaliza Maria Auxiliadora.

As criadoras e responsáveis técnicas pelo SYSTEMIC BILINGUAL são as irmãs Vanessa e Fátima Tenório, que fundaram, em 1985, a System, escola de idiomas líder no estado de Alagoas. Desde então as empreendedoras e acadêmicas atuam no treinamento e desenvolvimento do conteúdo e equipe do programa. Ambas têm mestrado em Educação na University of Bath, Inglaterra, e direcionaram todo o curso para se aprofundar e pesquisar sobre o estudo de inglês por meio de conteúdo escolar. Desta forma, surgiu em 2002 o Systemic, tornando-se a empresa pioneira em oferecer um programa de ensino bilíngue para escolas no Brasil, com um programa amplamente testado e comprovado na escola de idiomas antes da implantação na rede de ensino privada. Atualmente, o SYSTEMIC BILINGUAL está presente em 35 escolas em diferentes regiões do País e leva ensino bilíngue a mais de 7 mil alunos.

Sobre o Systemic

Fundada em 2002 por acadêmicas em educação brasileiras, o Systemic é uma empresa pioneira no ensino bilíngue no País. Seu programa SYSTEMIC BILINGUAL, amplamente testado e com resultados garantidos, integra o conteúdo das matérias escolares à língua inglesa, permitindo que o aluno alcance naturalmente a fluência no idioma por meio de um sistema de ensino bem estruturado e acompanhado de uma metodologia comprovadamente eficaz. O Systemic tem sede em Maceió (AL) e filial em São Paulo (SP) e conta com 35 colaboradores.www.systemic.com.br

Fonte: Sesc Mato Grosso do Sul