Vantagens e desvantagens de mudar de cidade para estudar

15/06/2015 - 11:46h

Untitled Document

Não importa se irá estudar em uma universidade particular ou pública, morar em outra cidade ou estado sempre comprometerá parte da renda do estudante, pois existem muitos outros gastos envolvidos. Antes do Vestibular já é preciso pensar nas vantagens e desvantagens de tomar essa decisão. Assim, o aluno evita frustrações no meio do caminho e não vai precisar abandonar a Faculdade por problemas financeiros, principal razão na maioria dos casos.

Separamos alguns pontos que devem ser levados em consideração antes de prestar o vestibular para instituições afastadas de casa.

Há casos em que Universidades são consideradas referência em determinada área de atuação ou, pode acontecer, de uma única instituição oferecer o curso, fazendo com que o estudante troque de cidade para realizar esse sonho.
Nesse caso, se a mudança fará o estudante conquistar um diferencial em sua carreira pessoal e profissional, siga em frente.

Se a cidade em que vai estudar for um pouco perto da que mora atualmente, optar por um aluguel de imóvel ou moradia estudantil pode valer bastante a pena.
Seções de aluguéis em sites, como Agente Imóvel, podem facilitar sua procura em alugar uma kitnet ou um apartamento menor em cidades pequenas, perto da universidade, é uma opção comum entre os estudantes. Mesmo que haja passagens promocionais e descontos, o gasto pode ser bem maior se calculado a longo prazo.

Ainda existe a possibilidade de alugar um apartamento maior com vários quartos e dividir as despesas com outras pessoas, o que acontece nas repúblicas, por exemplo.
O aproveitamento durante os anos na universidade também será melhor, o estudante poderá passar mais tempo por lá e, quem sabe, até trabalhar meio período para ajudar nas despesas.

Não é só o gasto com moradia que irá falar mais alto durante a vida estudantil. A alimentação pode pesar no bolso quando pensamos em cidades com custo de vida muito elevado, por isso, nada de gastar dinheiro comendo fora todo dia. Um Curso De Graduação é de, no mínimo 4 anos, imagine o tamanho da despesa que o estudante terá só no primeiro ano.

Vale a pena criar o hábito de fazer compras em supermercados e dividir com seus colegas, caso tenha, pode ser uma boa ideia. As refeições fora da residência podem ser vilãs do orçamento estudantil, custando mais que o dobro da comida feita em casa.

O estudante também precisa calcular a média de gastos mensais com outras contas. Afinal, não podemos esquecer despesas básicas como  água, luz, energia e internet. Geralmente nas capitais e cidades maiores, o valor dessas taxas somado as urgências, gastos com manuntenção dos imóveis e eletrodomésticos tendem a ser maiores.

Quem tem um orçamento mais apertado, deve esquecer a ideia de morar sozinho e optar por outros tipos de acomodação estudantil. Universidades Federais costumam oferecer alojamentos para alunos de baixa renda, ótima saída para quem não irá conseguir se manter estudando em outra cidade.

Por fim, tudo depende do perfil do estudante que optar pela mudança. Se é uma pessoa sociável, de fácil convivência , irá ajudar com as tarefas domésticas, tem respeito ao próximo e está 100% focado nos objetivos como estudante e profissional, já podemos enxergar apenas vantagens em todo o cenário.

Fonte: Colaboração de Leticia Alcantara