5 hábitos de uma empreendedora invencível

10/03/2016 - 18:02h

Depois de entender um pouco mais sobre o contexto do empreendedorismo feminino e também ficar por dentro dos eventos que acontecem em Março, que tal saber quais hábitos podem te ajudar nessa jornada?

Para as mulheres que desejam aprimorar seus talentos e impulsionar as suas carreiras em 2016, nós sugerimos focar no desenvolvimento destes hábitos:

Seja confiante

Confiança é o traço mais importante de uma líder eficaz. Tanto homens quanto mulheres precisam superar seus medos e mergulhar em sua autoconfiança. Ter controle sobre suas habilidades e decisões pode te ajudar a fazer a escolha certa e ultrapassar as barreiras para que seu negócio cresça. Liderar com confiança transmite uma sensação de credibilidade e demonstra para seus funcionários e colegas que você está focada em tomar decisões responsáveis para o negócio – sempre com o interesse do seu time em mente.

Não tenha medo de fazer networking

Desenvolver ativamente conexões pessoais e/ou profissionais pode te oferecer um círculo de apoio que lhe dá conselhos profissionais e de crescimento pessoal. Construir uma conexão para compartilhar experiências pode fornecer incentivo, apoio e orientação ao longo de sua jornada. Ou seus companheiros de liderança já enfrentaram isso antes ou eles estão passando por uma experiência semelhante a sua e podem dar ótimos conselhos, além de trazer novos insights para solucionar alguns problemas desafiadores dos negócios.

Valorize a inovação

Inovação é um imperativo estratégico para qualquer organização. E, para ser uma líder bem sucedida, você não pode ter medo de se aventurar fora da sua zona de conforto, fazer coisas diferentes e explorar novas ideias e sugestões do seu time. As mulheres oferecem perspectivas e abordagens valiosas para os processos. Essas ideias podem resultar em soluções inovadoras para problemas complexos.

Explorar essa variação de pontos de vistas e insights pode criar uma forma mais efetiva de lidar com os problemas e isso, com o tempo, pode levar a um alinhamento estratégico da sua organização. Não tenha medo de dar voz às suas ideias, mesmo que elas pareçam arriscadas.

Continue otimista

Líderes fortes sabem que fracasso e perdas são inerentes aos negócios. Como você lida em tempos de dificuldade e incerteza irá demonstrar seu caráter para aqueles que estão sob o seu comando.

Manter uma atitude positiva e continuar perseguindo seus objetivos, de maneira implacável, demonstra ao seu time que você nunca desiste. Como uma líder influente, você terá que se manter determinada e não deixar com que dificuldades temporárias impeçam você de atingir seus objetivos e completar seus propósitos.

Ache o equilíbrio certo

Para muitas mulheres e homens, existe uma batalha contínua entre o malabarismo que fazemos com as demandas do trabalho e de casa. Ambas são importantes e merecem a nossa atenção, mas é crucial entender que tudo se resume a integração e equilíbrio. Como uma líder, você terá que estar disponível em momentos em que desejaria não estar, mas lembre-se de que todos precisam de um tempo livre.

Ter uma rede de apoio, a qual pode incluir colegas de trabalho, seu parceiro, sua família e amigos, pode ser um tremendo recurso quando você acaba com compromissos conflitantes.

As mulheres representam uma fonte importante de liderança e acelerar sua carreira pode ser uma ótima maneira de afiar seus pontos fortes, enquanto traça seu caminho até o topo.

O texto original foi escrito por Kim Dalton e Rachel Rodrigues,  senior managers de Private Mid-Market Practice da EY.

Este conteúdo ajudou você?

Fonte: Endeavor

Mais Mercado de Trabalho