Para inspirar o dia, separamos lições, insights e frases de Mark Zuckerberg

27/07/2015 - 14:00h

Untitled Document

Talvez uma das personalidades mais conhecidas e admiradas do universo empreendedor, Mark Zuckerberg, fundador do facebook, em sua curta trajetória no universo dos negócios já voou muito longe, muito além de onde poderia imaginar chegar.

A rede social que criou é, hoje, a mais acessada do mundo, e sua empresa está entre as mais valiosas também. Apesar da pouca idade, 30 anos, o jovem já conquistou alguns bilhões com seu empreendimento. Afinal, qual o segredo de Mark Zuckerberg?

Com certeza muitos. A seguir preparamos um apanhadão de frases inspiradoras e lições que o jovem empreendedor transmite para o mundo para inspirar você a correr riscos, errar, aprender com seus erros e se transformar em um grande empreendedor.

O brilho nos olhos

Paixão pelo que faz, brilho nos olhos, propósito, dar o 100%, muitas formas de dizer a mesma coisa: que o empreendedor precisa acreditar de verdade naquilo que quer empreender e dar o seu melhor, sempre. Não desistir perante às dificuldades -e serão muitas- e usar sua criatividade para superar obstáculos.

No caso de Zuckerberg, a sua paixão, usar a tecnologia para conectar as pessoas e melhorar o mundo, reflete na missão do Facebook. Note que essa missão permanece inabalável desde a época em que a rede social era apenas para Universitários de Harvard. “A missão do site é dar às pessoas o poder de compartilhar e fazer o mundo mais aberto e conectado.”

Formado pela universidade da vida

Zuckerberg não tem nem curso superior, apesar de ter cursado a universidade de Harvard, o jovem nunca chegou a se formar. Assim como ele, outros grandes empreendedores também optaram por deixar a Faculdade de lado e investir em seus sonhos de negócio. A história da WiseUp e de Flavio Augusto é um ótimo exemplo.

Agora, isso não significa que seu diploma não vale nada e que você perdeu tempo da sua vida ao cursar faculdade. Nada disso. Significa que, muito mais do que um diploma, são os valores e as ações de uma pessoa que tornam ela um grande profissional.

A dica que você pode tirar daí te ajuda, por exemplo, no momento de fazer uma contratação de novo funcionário. Não fique restrito ao currículo dessa pessoa, afinal, habilidades técnicas são facilmente adquiridas, mas a paixão pelo que faz e o entusiasmo nem tanto.

A união faz a força

Zuckerberg, ainda hoje, é o grande líder, a cabeça e o coração do facebook. Mas, apesar do que muitos acreditam, ele não faz tudo sozinho, Muito pelo contrário. Se o facebook é o sucesso que é, isso é por conta da força que a empresa ganhou a partir da união de diversos talentos: do próprio fundador, de seu time, e dos investidores que acreditaram na ideia e que seguem lado a lado com Zuckerberg em cada tomada de decisão.

Errar não é um problema

Uma das características que definem um grande empreendedor é a sua capacidade para lidar com riscos. O risco nada mais é que a possibilidade daquilo dar certo, ou errado. Então, claro, muitas vezes os empreendedores apostam em ideias que não dão certo. Mas, uma segunda grande característica de empreendedores de sucesso é, justamente, não se deixar abalar pelos não sucessos, mas sim aprender algo com essa situação e tentar novamente.

Mark Zuckerberg também não foi bem sucedido quando lançou sua primeira rede social, Mas isso não o impediu de tentar novamente, e o resultado da perseverança do empreendedor é nada mais, nada menos do que o facebook.

Pensar grande

Esse é outro ponto fundamental para o empreendedor. Sim, você pode começar da sala da sua casa, ou prestando um serviço para o seu vizinho, mas isso não te impede de desejar chegar lá, levar seu produto para o mundo todo, expandir fronteiras e ultrapassar todos os limites.

E Zuckerberg fez exatamente isso. Quando criado, o facebook era restrito aos estudantes de Harvard. Hoje o Facebook tem mais de 1 bilhão de adeptos. Alguma dúvida de que ele mirou o mundo e foi atrás de seu objetivo?

Mas, para alcançar tudo isso, não basta ficar no sonho, é preciso botar a mão na massa. Zuckerberg investiu muito em divulgação e, inclusive, viajou o mundo pessoalmente promovendo sua empresa e todas as possibilidades do negócio que ele criou. Ele sabia muito bem o que queria e batalhou para conquistar tudo.

Engajamento e motivação são a chave do sucesso

Ter uma equipe motivada e engajada com a empresa é muito importante. E o facebook acredita e investe nisso. Para você ter uma ideia, os colaboradores da empresa podem empregar parte do seu tempo em seus projetos paralelos, desde que não interfiram no trabalho que precisam desenvolver na empresa.

Agora, cada empresa é um caso diferente. Para entender como motivar seus funcionários, você deve, antes de mais nada, pensar como eles pensam e buscar entender a raiz do problema da sua falta de motivação.

Você também deve considerar que cada empresa tem uma cultura diferente, e que isso com certeza se reflete nos valores e na motivação dos funcionários da mesma. Ter horários flexíveis pode ser um fator incrível para um funcionário mas, para outra pessoa pode não significar absolutamente nada.

Então, descubra o que é importante para seus funcionários, e o que não é. A partir daí, considerando a missão e os valores da empresa, você poderá criar políticas empresariais que contribuam, de verdade, para que seu time vista a camisa da empresa.

Bom, não há dúvida de que Mark Zuckerberg é um grande empreendedor, que deve servir como exemplo para outros. Mas, sem dúvida, o mundo está repleto de grandes empreendedores. Se você é um deles, que tal compartilhar sua história e seus aprendizados conosco?

Fonte: Endeavor Brasil

Mais Mercado de Trabalho