Pesquisa da USP em Piracicaba vai nortear plano nacional de irrigação

01/11/2015 - 16:01h

Prédio principal da Esalq da USP em Piraicaba (Foto: Claudia Assencio/G1)

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), campus da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba (SP), vai nortear o Plano Nacional de Irrigação.

A Portaria nº 115, publicada no Diário Oficial da União, estabelece que, a partir de agora, todos os projetos públicos que envolvem o tema sejam planejados e implantados conforme o relatório do estudo, que avaliou 168,8 mil bacias hidrográficas do país.

A pesquisa “Análise territorial no Brasil para o desenvolvimento da agricultura irrigada”, feita em parceria com o Ministério de Integração Nacional, demonstrou que o país tem potencial para expandir em até 61 milhões de hectares as terras irrigadas, o equivalente a 10 vezes mais do que se tem atualmente.

O resultado do estudo foi apresentado à ministra a Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Kátia Abreu, durante encontro com o diretor da Esalq, Professor Luiz Gustavo Nussio no mês de outubro em Brasília.

O vice-diretor da instituição, professor Durval Dourado Neto, também participou da reunião. Ele é um dos coordenadores da pesquisa, com o Docente Gerd Sparovek.

Mais Mercado de Trabalho
Veja todas as Mercado de Trabalho