Professor: veja como preparar seus alunos para o futuro profissional

19/11/2015 - 08:08h

Confira quais são as habilidades que você deve desenvolver nos estudantes em sala de aula

No cenário atual, marcado pela necessidade de integração e comunicação, bem como pelo avanço da tecnologia, a educação também precisa se renovar. Diante disso, o Professor passa a desempenhar um novo papel nas escolas, que vai além do tradicional transmissor de conteúdos. Por isso, os educadores têm trabalhado cada vez mais para auxiliar no futuro profissional dos estudantes.

Guia de Profissões: confira cursos universitários aqui

Sabendo disso, elencamos 4 competências valorizadas no Mercado De Trabalho e que o professor moderno pode colocar em prática durante suas aulas. Confira abaixo:

1 - Espírito de liderança

Trata-se de uma característica que costuma ser essencial para se destacar no mercado de trabalho. Pessoas que possuem essa habilidade costumam ser muito admiradas e têm mais chances de atingir o sucesso. Você pode estimular essa habilidade nos alunos através de atividades que estimulem o trabalho em equipe, nas quais os estudantes possam produzir juntos, com um objetivo em comum.

2 - Habilidade comunicativa

Ter uma boa comunicação é essencial para ser reconhecido no ambiente profissional. Por isso, é essencial estimular o diálogo entre os alunos, fazendo com que eles reconheçam a importância de saber ouvir o outro, respeitando diferentes opiniões. Você pode organizar debates envolvendo a turma inteira ou separá-la em grupos, para que discutam sobre determinado assunto relativo à matéria. Isso também pode ser ótimo para desenvolver a capacidade de argumentação.

3 - Controle emocional

Atualmente, a inteligência emocional costuma ser considerada tão importante quanto a intelectual. Por isso, é preciso mostrar aos alunos como "ler" as outras pessoas, comprendendo que é preciso saber lidar com as diferenças.

4 - Espírito empreendedor

Um número cada vez maior de profissionais têm procurado por diversas formas de começar um negócio próprio. Atualmente, quem sabe empreender costuma ser admirado no mercado de trabalho, servindo de exemplo de superação e vontade. Por isso, é importante que o professor ensine algumas noções básicas sobre empreendedorismo durante as aulas. Isso pode ser feito através de atividades que estimulem a criatividade e inovação dos alunos.

Fonte: Universia

Mais Mercado de Trabalho