Startup brasileira chega ao exterior para transformar alunos em escritores mirins

17/10/2018 - 17:58h

Documento sem título

Escolas da Argentina, Colômbia e México são as primeiras a adotarem Estante Mágica fora do país

Alta  | Web
Startup brasileira chega ao exterior pra transformar alunos em escritores mirins (Divulgação)

Depois de alcançar escolas do Brasil inteiro, a Estante Mágica está dando o pontapé inicial no seu objetivo de transformar o mundo por meio da educação. A startup, que transforma alunos em autores do seu próprio livro, já está com projeto piloto em escolas da Argentina, Colômbia e México. Na Argentina, a parceria começou ainda no primeiro semestre e, nos outros países, neste mês de agosto.

A Estante Mágica é uma plataforma educacional para escolas, voltada para alunos de 3 a 10 anos. Os projetos pedagógicos disponíveis no sistema são implementados sem custos pelas escolas. Foi dessa forma que a startup fez com que crianças de mais de duas mil escolas do Brasil desenvolvessem sua habilidade de escrever, promovendo, assim, um processo de aprendizagem estimulante e de alto impacto social.

Para ter uma aproximação cultural mais consistente com os países da América Latina, a Estante Mágica contratou uma pessoa nativa da Colômbia para trabalhar na sede da empresa, no Rio de Janeiro. Além disso, conta com parceiros locais na Argentina e México. “Nesta grande aprendizagem de implementação do projeto, essas ações foram fundamentais para identificarmos as dificuldades e entendermos nuances culturais importantes”, conta Pedro Concy, um dos fundadores da Estante Mágica, ao lado de Robson Melo.

A metodologia adotada pela Estante Mágica continua a mesma no exterior. Ou seja, a escola se cadastra na plataforma, escolhe a proposta de conteúdo que quer adotar em sala de aula e, a partir daí, cada aluno cria a sua própria história, com textos e desenhos. Os pais são convidados a escrever uma pequena biografia dos filhos, que também será incluída na publicação. Toda a produção vai resultar em um e-book gratuito. A família que desejar o livro impresso pode encomendá-lo. E é da venda desses livros que vem toda a receita da Estante Mágica. O encerramento da atividade se dá com uma sessão de autógrafos, organizada pela escola, na qual os pequenos escritores recebem amigos e familiares.

Devido ao processo de internacionalização, uma versão simplificada da plataforma foi traduzida para inglês e espanhol e também houve a adaptação de alguns dos projetos pedagógicos para a cultura local. “Temos tido uma receptividade muito calorosa, tanto em relação ao projeto de construção do livro em si, quanto em relação ao contato com os colaboradores da Estante Mágica. As escolas pediram algum grau de flexibilidade pedagógica para construir o livro com as crianças e vamos atendê-los”, explica Álvaro Fernandes, gestor do projeto de internacionalização da Estante Mágica.

Em dezembro acontece a culminância do projeto, com a primeira sessão de autógrafos no exterior. E a meta da Estante Mágica é ambiciosa: estar presente no mundo inteiro. “Tivemos procura de pessoas de todos os continentes interessadas em ter a Estante Mágica no seu país! Estamos mapeando essas possibilidades para o futuro”, afirma Álvaro.

Fonte: Estante Mágica

Mais Mercado de Trabalho