A crise chegou? Onde ela está?

Relações Interpessoais e Empresariais

Artigo escrito por André Vinícius da Silva

Data 19/11/2008

Nas últimas semanas fomos bombardeados pela mídia com assuntos focando a crise econômica que começou nos Estados Unidos e vêm se alastrando pelo mundo. Os noticiários só falam nisso e os comentaristas econômicos dizem que está chegando a hora do “caos”.

Converso com as pessoas e o assunto é sempre o mesmo: a crise financeira. Abro os jornais e lá está ela. Então para não nadar contra a maré começo a acreditar que também vivo uma crise e tomo diversas precauções. Talvez eu não compre mais aquele churrasquinho, ou quem sabe eu corte a média com leite que faz parte das minhas tardes. Afinal de contas, se a crise é financeira o importante é poupar.

Brincadeiras a parte, nas últimas semanas vivo me fazendo a seguinte pergunta: Crise? Que crise? Não sei se eu moro em um planeta diferente, mas a verdade é que não senti ainda os efeitos da tal crise. Minha rotina continua normal. O mundo está normal. Meus clientes são os mesmos, meus hábitos também.

As pessoas me observam atônitas. Um aluno me questionou o seguinte “Professor: O senhor não está preocupado com a crise?” Eu falei que não e percebi que ele ficou um pouco frustrado diante da minha resposta. Meu comportamento normal e otimista talvez o tenha decepcionado, mas a vida segue e a crise ainda parece algo distante.

Creio que grande parte da crise não esteja no sistema financeiro mas sim no sistema psicológico das pessoas que aprenderam a filtrar o que é ruim. Se a crise existe, devemos trabalhar ainda mais para que ela não faça parte da nossa vida.

Enquanto as pessoas ficam focando problemas não terão tempo para pensar em soluções. Enquanto eu penso em problemas não enxergo oportunidades. Se a crise existe temos que enfrentá-la. Pense nisso e vamos em frente!

Comentários & opiniões
Comente, participe!

Todos os campos são obrigatários, seu e-mail não será exibido!
Comentários que forem considerados ofensivos ou SPAM,
seráo removidos sem aviso prévio.
0 comentário(s) realizado(s) até o momento

André Vinícius da Silva

André Vinícius da Silva - Relações Interpessoais e Empresariais

André Vinícius da Silva, Formado em Web e Programação pela UNISUL e Pós-Graduando no MBA de Gestão de RH pela FACINTER. Atuou em grandes franquias de cursos e treinamentos nas áreas acadêmica (instrutor, gerente acadêmico de rede) e comercial (gerência). Ministra treinamentos e presta consultoria para empresas nas áreas de relações interpessoais, vendas, marketing, atendimento, tecnologia, recursos humanos, carreira, motivação e webmarketing. Publica seus artigos em diversas mídias especializadas. Para maiores informações acesse o site www.andrevinicius.com