Esse período de introdução à matéria que dou é sempre momento de dar espaço às falas dos alunos, buscar o seu currículo oculto e pesquisar o que se sabe ou não da disciplina, qual a ideia advinda do passado na escola e no senso comum e tudo mais.
Passando a uma introdução à química propriamente dita, busquei alguns vídeos que mostrem que não são só eles que sentem dificuldades nas definições e conceitos que se misturam a exemplos e muitos mitos formados e repassados de geração em geração.
Essa semana levei uma aula de uma professora de EAD do Sul do país para eles. Ela definia, mostrava enquetes em forma de entrevista a pessoas nas ruas, ela fazia pequenas demonstrações de fenômenos simples, como a combustão e dava muitos exemplos do que poderia vir a constituir a química.
Muitos, no início não se viam muito interessados, outros já desde o início já prestavam bastante atenção, outros perguntavam no meio do vídeo, e ao final debatíamos rapidamente.
Achei interessante em uma das minhas turmas algumas perguntas tais como:
“O petróleo vai acabar mesmo, professora?”, “O que é chuva ácida, como ela acontece?”, “A gente é feito mesmo de química?”, “Tudo tem química?”.
Eu expliquei uma questão por uma e pedi que eles sempre me trouxessem tais questões, quando surgissem.
Pedi uma pesquisa para eles e ao invés de deixá-los só copiar, imprimir e me entregar, pedi que trouxessem algo impresso, pois vamos juntos ver os aspectos importantes da história da química dentro do material que conseguirem em cada turma e o grupo, a turma construirá um trabalho sobre isso comigo orientando.
Sim, pois é assim que quero trabalhar. De forma colaborativa.
E é a partir disso que estou vendo que meu aluno se sente confortável em me questionar. Quero que meu aluno não tenha medo de perguntar, de querer saber, de ousar conhecer o que tem curiosidade.
Espero conseguir, afinal, buscar o caminho para ensinar química ouvindo meus alunos e produzindo a partir deles próprios o nosso material didático e cumprir os pontos do currículo mínimo.
Vamos caminhando juntos e com olhar em quem principalmente precisa do meu olhar: o aluno.
Siga o Emprego-YouCan no Facebook
Siga o Ser Universitário!
Facebook
Twitter
Linkedin
Comente, participe! |
|
|
|
Todos os campos são obrigatários, seu e-mail não será exibido! | |
Comentários que forem considerados ofensivos ou SPAM, |