Fui convidada para dar uma palestra em fevereiro na Escola SEEDUC-RJ que é um espaço destinado a cursos de educação continuada de profissionais da educação da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.
Fui à reunião e já lá gostei do que assisti. Assisti às prévias dos projetos de oficinas, palestras, mini-cursos, exposições, uma gama de possibilidades e materiais de várias áreas, mas uma coisa existia em comum: muita vontade de trocar entre os profissionais que ali voluntariamente se dispunham a apresentar suas experiências exitosas em espaços escolares.
Quando, em particular me foi solicitado o material e recursos que eu gostaria de usar, quis ser simplista, mas pensei no momento sobre como apresentar meu conteúdo. Lembrei que não gosto de ir à palestras e não receber nada para levar para casa, nem sequer as referências, a apresentação do palestrante, e assim elaborei um material exclusivo a quem iria ao momento comigo, ou seja, confeccionei uma apostila especialmente para o momento que a Escola SEEDUC se disponibilizou a imprimir sem problemas. Depois pensei em levar o pôster do simpósio que fui em Minas Gerais, na cidade de Lavras e o trabalho que foi apresentado foi muito bem visitado e recebeu elogios e críticas muito construtivas. E realmente esse material foi distribuído e o pôster foi exposto e a composição disso tudo foi a apresentação que fiz em projeção com auxílio de um datashow em um quadro branco.
A aula foi muito agradável. Houve um tempo muito pequeno de divulgação no site de Secretaria, por isso o número reduzido de profissionais presentes, mas essas pessoas vindo de longe me fizeram me esforçar mais ainda para fazer daquele momento produtivo, e realmente foi.
Expus, na primeira hora da palestra como foi desenvolvida e realizada a aula expositiva do tema escolhido “iogurte”, depois segui conversando sobre as atividades de avaliação e a coleta de elementos para o estudo da química orgânica através dos resultados dos trabalhos apresentados pelos alunos envolvidos nas escolas em que se realizou tal atividade. Na segunda hora, usamos o espaço para exercício do profissional que estava ali como público alvo e foi pedido depois da explicação resumida do que seria um plano de trabalho ou plano de aula que desenvolvessem também o piloto de um plano para uma atividade expositiva tal como a que foi apresentada.
Foi excelente o resultado final. Pois eram de áreas diversas e a troca, as ideias e o desfecho da aula foi incrível.
Convido a todos a assistirem a aula em vídeo, pois ela foi registrada e baixem também o conteúdo distribuído e apresentado. Espero que seja de grande valia e que estimule a muitos outros professores e profissionais na nossa área a realizarem esse tipo de atividade.
Fiquem a vontade para comentar aqui no Ser Universitário, ou no link
Siga o Ser Universitário!
Facebook
Twitter
Linkedin
Comente, participe! |
|
|
|
Todos os campos são obrigatários, seu e-mail não será exibido! | |
Comentários que forem considerados ofensivos ou SPAM, |